O Prêmio Bruno Covas – Destaques do Ano: Edição 2023, promovido pelo Instituto Júlio Karolino, realizado nesta última terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), no Auditório Paulo Kobayashi, homenageou personalidades da vida empresarial e política que se destacaram no ano passado. 

Um dos homenageados foi o desenhista Mauricio de Sousa por sua importância como empresário e artista, e que comemorou os 60 anos da criação da personagem Mônica no ano de 2023.

Fernanda Karolino, neta do fundador do Instituto Júlio Karolino, entregou a medalha e placa para Amauri Sousa, diretor do Instituto Mauricio de Sousa e sobrinho do artista, que o representou na ocasião.

Amauri ressaltou a importância de Mauricio e sua personagem Mônica, que faz parte do projeto “Donas da Rua”, com apoio da ONU Mulheres, que há alguns anos evidencia mulheres que marcaram a humanidade com suas ações revolucionárias em áreas como Ciências, Literatura, Artes ou Esportes. 

Criado em 2014, O Instituto Júlio Karolino é um espaço dedicado a oferecer Oficinas Culturais e Cursos Livres, visando ampliar horizontes e inspirar vidas. Com um compromisso inabalável com a excelência na capacitação e no desenvolvimento pessoal, o Instituto Júlio Karolino se destaca como um farol de conhecimento e crescimento.  

Fernanda Karolino e Amauri Sousa

Mauricio de Sousa

Nasceu em Santa Isabel (SP), em 27 de outubro de 1935, e passou a infância em Mogi das Cruzes. Aos 19, mudou-se para São Paulo e trabalhou na Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo) como repórter policial. Em 1959, criou o primeiro personagem – o cãozinho Bidu, iniciando a carreira como autor de quadrinhos. Nos anos seguintes, criou mais de 400 personagens — Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, Horácio, entre outros, até que, em 1970, lançou a revista da Mônica. Desde então alcançou mais de 1 bilhão de revistas publicadas até hoje, chegando a mais de 30 países. Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados. Seus personagens foram para parques, shows ao vivo e animações além de milhares de produtos. Hoje tem o maior estúdio de quadrinhos do continente. É considerado o maior formador de leitores do país. Recebeu do UNICEF o título de escritor para crianças e, em 2007, a personagem, Mônica, que completa 60 anos em 2023, tornou-se embaixadora do UNICEF.

 

Leave a reply