Pessoal,

Há muito estava devendo este tipo de material para vocês e, depois de conversar com meu amigo Bolalaranja Smith (não deixem de conhecer o seu excelente site Comments on Collectible Figures), ele autorizou a ToyReview.com.br a traduzir e divulgar as excelentes entrevistas que tem realizado junto a grandes nomes do colecionismo. Espero que curtam essa nova parceria firmada.

Mas vamos ao que interessa!

Introdução

Nós fomos procurar o cara que começou tudo, o homem que fundou a indústrias de estátuas colecionáveis como a conhecemos hoje, Randy Bowen. Primeiro, eu me senti como se estivesse entrevistando o Presidente ou coisa do gênero, mas Bowen se mostrou uma pessoa muito acessível  que não tem medo de perguntas desafiadoras e rapidamente eu me senti confortável com ele. Com uma surpresa mantida sob completo sigilo, Randy Bowen falou sobre o presente e o futuro enquanto fazia o que faz melhor: esculpir.

A entrevista… (realizada em 13/07/2016)

CCF (Comments on Collectible Figures): Primeiramente eu gostaria de dizer que é uma grande honra entrevistar o homem que foi decisivo para moldar o hobby de figuras colecionáveis como o conhecemos hoje. Então, sem mais delongas, vamos à entrevista.

Randy Bowen

CCF: Você pensa em algum dia voltar ao Mercado? Como e por quê? Fazendo super-heróis ou trabalhos mais autorais?

RB (Randy Bowen): Sim, eu penso em voltar para a indústria de estátuas… mas vai ser de uma maneira diferente de antes. Eu me divorciei recentemente e os termos do meu divórcio me impedem de usar o mesmo modelo de negócios de antes.

Em outras palavras: se eu tiver uma companhia que faz, vende e distribui estátuas, então eu vou ter que pagar uma grande parte do lucros para a minha ex-esposa.

Isto por um período de cinco anos. Então, até 2021, eu provavelmente apenas esculpirei para outras companhias. E então, depois disso, eu poderei fazer a Bowen Designs renascer em algum momento.

Eu não tenho certeza se eu entendi o que você quis dizer com “trabalho autoral”… você quis dizer trabalhos pessoais?

CCF: Sim. Que não sejam baseados em personagens que já existem, como Marvel e DC mas criações originais desde o começo.

RB: […] Eu gostaria de fazer mais personagens originais como o Decapitator, Jimmy Legs ou Bionica etc. Mas o fato é que é muito mais difícil vende-los. As pessoas geralmente querem personagens com os quais elas já tenham familiaridade.

Dito isso: é sempre mais prazeroso fazer algo que saiu da sua própria cabeça.

03 Jimmy Legs The Decapitator

CCF: O que você acha da indústria hoje, uma indústria que você ajudou a fundar e dar forma?

RB: O que eu penso da indústria hoje? Eu acho maravilhosa. Parece não haver fim para a criatividade e variedade que tem por aí. É um tanto acachapante. Especialmente porque não havia nenhuma outra companhia além da minha fazendo isso quando comecei.

CCF: Há alguma companhia com a qual você se identifique mais? Por quê?

RB: Eu não estou certo se entendi sua pergunta: você está me perguntando de qual companhia eu gosto mais ou você está perguntando com qual companhia eu gostaria mais de trabalhar conjuntamente?

Eu não posso responder no momento. Eu estarei fazendo algo em breve, mas haverá um anúncio oficial e eu não posso dizer nada agora.

CCF: Certo, eu entendo completamente. Vou ficar atento por novidades! Então, vamos para a próxima questão: quais as três estátuas que você fez que considera as melhores? Aquelas das quais você tem mais orgulho?

RB: Pergunta difícil já que nunca estou totalmente satisfeito com as coisas que faço… provavelmente a estátua do Death Dealer de Frank Frazetta, Iron Fist e Hulk.

CCF: Massa. Eu amo seu Surfista Prateado (aquele que tem a versão cromada e falso bronze)

RB: Obrigado 😉

01 Frank Frazetta Death Dealer 55002 Iron Fist 550

CCF: I Há personagens da Marvel que sempre venderam bem independentemente da escultura?

RB: Capitão América, Hulk, Thor são alguns deles.

CCF: Entendo… o primeiro nome que me veio à cabeça foi Homem-Aranha, mas parece que os fãs pensam de outra forma… 🙂

RB: Não, Homem-Aranha está neste grupo também… como está Wolverine… muitos vendem muito bem… é por isso que produzi tantas variantes destes…

04 Thor 550

CCF: Agora eu entendi. Quanto mais variantes, mais bem-sucedido o personagem. Agpra que você disse eu percebo que o Mercado se comporta realmente desta forma. Aqueles que vendem mais são os que pegam mais variantes de estátuas! Próxima pergunta o que você acha de esculturas modeladas digitalmente?

RB: Eu acho que é a direção que a indústria está indo. Isso tem seus pontos bons e maus. Eu mesmo estou aprendendo brush (um programa de escultura digital).

CCF: ZBrush, eu suponho.

RB: Sim, desculpe pela gíria…

CCF: Deixe me refazer a pergunta. Há algo que você só consiga fazer colocando suas mãos na massa de modelagem ou isso é um mito?

RB: Eu não sou uma autoridade no assunto, mas não há virtualmente nada que não possa ser feito digitalmente. Eu gosto da aparência natural de algo que é feito à mão (mesmo que marcas de ferramentas e impressões digitais aleatórias). Mas eu estou certo que há uma maneira de colocar até esses elementos na escultura digital.

CCF: Esta é uma pergunta um pouco pessoal, então não a responda se sentir desconfortável com ela, mas você fez dinheiro suficiente com a Bowen Designs que permita a você ter uma vida confortável sem precisar trabalhar?

RB: Sim, eu posso parar de trabalhar se eu quiser… mas eu não quero fazer isso tão completamente.

CCF: Você ainda esculpe? Você coleciona estátuas?

RB: Sim, eu estou trabalhando em uma escultura agora… 🙂

CCF: Fantástico! Eu gostaria de poder vê-la.

RB: Eu vou precisar de uma casa maior para continuar colecionando …lol…

CCF: O que você pensa sobre a inflação de preços das estátuas nos últimos anos? Você acha que essa tendência tende a diminuir? O que está causando esta inflação na sua opinião?

RB: Os preços de todos os materiais relacionados com a produção de estátuas estão subindo, assim como o preço do combustível para distribuir esses itens.

CCF: Eu não contava com essas variáveis, eu pensei que era tudo ganância das companhias.

CCF: Alguma estátua da Bowen era oca por dentro? Se sim, por quê? Eu ouvi diversas explicações, mas gostaria de saber as verdadeiras. E também gostaria de saber o que você acha desta imagem.

Hollowed Hulk OK550

RB: É a foto do Hulk Vermelho da Bowen?

Não, nem toda estátua grande era oca. A fábrica decide se ela vai ser oca ou não. Isso tem a ver com os custos de envio, mas, mais do que isso, porque grandes imagens sólidas geram mais calor nos processo de fabricação, queimando (gastando) os moldes mais rápido.

CCF: Não, é a foto de uma estátua da Sideshow. Qual é o seu personagem favorito da Marvel ou DC? E qual é o seu personagem favorito de todos?

RB: DC: Batman. Marvel: Thor. Bom, de todos… Batman é o favorito de todos.

CFF: Há algum personagem que você gostaria de esculpir mas nunca o fez? Quem?

RB: Metal Men.

MetalMen

CFF: Por que você abandonou a indústria?

RB: Eu precisava de um descanso…  Eu passei por um longo e caro divórcio e precisava liquidar e dividir os ativos da minha corporação.

CFF: Que conselhos você daria às pessoas que querem fazer da escultura sua profissão?

RB: Aprenda ZBrush, escultura tradicional e desenho… Todas habilidades muito importantes…

CFF: Só para finalizar com: há alguma coisa que você gostaria de fazer que não fez ainda?

RB: Fazer sexo com uma linda mulher enquanto pulo de para-quedas… Oh… você quer dizer relacionado a esculturas? 🙂 Sim, há um monte de coisas, mas eu vou guardar minhas ideias para mim mesmo ou eu nunca vou fazer!

Em resumo…

Esta foi a prazerosa conversa que tive com Randy Bowen. Eu espero que vocês gostem tanto quanto eu. E sexo enquanto se pula de pára-quedas é certamente uma das experiências mais radicais alguém pode ter na vida! Eu nuca teria pensado nisso se não fosse o Sr. Bowen. E também não seria um colecionador de estátuas!! 🙂

 

Leave a reply