Personagem

O Pássaro Negro (Blackbird no original em inglês), também conhecido como X-Jet é a aeronave utilizada pelo grupo ficcional de super-heróis, os X-Men. Houve uma série de encarnações dessa nave ao longo dos últimos anos, tendo sempre Ciclope e Tempestade como seus pilotos principais.

Quando os X-Men foram apresentados, eles eram representados viajando por meio do Jato e Helicóptero particulares do Professor Xavier, aeronaves bastante avançadas, porém, convencionais demais e com pilotagem remota (por exemplo, com o Professor Xavier pilotando as mesmas desde a Mansão Xavier). Quando a série foi retomada em 1975, os X-Men foram mostrados um novo jato que foi visualmente inspirado em uma versão modificada e em “escala aumentada” do avião espião Lockheed SR-71Blackbird” (é daí que vem o nome), que foi modificado para carregar diversos passageiros, bem como um sistema de pouso e decolagens vertical (no inglês, VTOL – Vertical Take-Off and Landing). Alguns roteiristas referiram-se a esse design como “SR-73” ou “SR-77“, que veio a tornar-se uma referência em diversos enredos do Universo Marvel, incluindo a série animada X-Men: Evolution, onde o próprio Scott referiu-se ao jato como SR-77, já no primeiro episódio da série.  

O Pássaro Negro original foi destruído e reconstruído inúmeras vezes ao longo das aventuras do time. As últimas versões acabaram por incorporar tecnologia criada pelo mutante inventor, Forge, bem como tecnologia alienígena Shi’ar, incluindo sistemas de armas, camuflagem ativa holográfica e motores que permitiam atingir velocidades hiper-sônicas. Uma das versões possuía o para-brisas da cabine de pilotagem com fragmentos de quartzo-rubimesmo material utilizado no visor do Ciclopepermitindo que ele projetasse e amplificasse suas rajadas por meio desse para-brisas.

Fonte: Wikipedia  

Detalhes da Peça

Embalagem:  A embalagem é uma caixa de papelão marrom, simples, sem desenhos ou identificações da peça ou mesmo, do fabricante -por essa razão, acabei não fotografando a mesma. Dentro da caixa, encontramos três (3) camadas de espuma as quais protegem o modelo e a base de exibição.

Escultura: Eu desconhecia – até o momento – a fabricante da peça, uma empresa Filipina chamada Daron, a qual tem como sua especialidade, a reprodução de aviões em miniatura. O que posso dizer sobre a escultura dessa peça é que a mesma reproduz, com linhas simples e arrojadas, o modelo do avião apresentado já no primeiro filme da franquia dos X-Men de 14 anos atrás, lançado em 2000 (assim como a peça). Os detalhes retratam com exatidão  a aeronave, mas aqui cabe minha grande ressalva quanto a peça – a maneira como a mesma se encaixa na base, gera muita pressão, a qual faz com que o orifício de entrada do suporte da base “rache“, craquelando assim essa parte da esculturamuito frustrante.

DSC_0001_600x900

DSC_0002_600x900

DSC_0003_600x900

DSC_0004_600x900

Pintura: Os fabricantes desses “aeromodelos” geralmente utilizam-se do recurso de pintura automotiva para atingir um acabamento mais realista em suas peças, e foi exatamente o que a Daron fez. A pintura está impecável e foi realizada de maneira uniforme – vale comentar que também mantiveram uma atenção razoável as saídas de ar / turbinas da aeronave.

DSC_0021_600x900

DSC_0013_600x900

DSC_0020_600x900

DSC_0024_600x900

Articulações: Não possui. Podemos apenas girar a aeronave em torno do eixo da base de sustentação, propiciando uma angulação diferenciada de vôo /exibição, mas como já disse anteriormente, CUIDADO, pois essa parte da peça é extremamente sensível, podendo vir a rachar.

DSC_0014_600x900

DSC_0023_1200x800

Ano de Lançamento e Fabricante: 2.000, Daron – Executive Series.

Quantidade de peças produzidas: 2.000 peças produzidas – segundo a inscrição na base de exibição – porém, a figura a qual utilizei para a análise não possuía em sua plaqueta a identificação de qual era seu número entre as 2.000 produzidas. Uma falha enorme que pode denotar uma tiragemfurada” e pouco confiável. 

DSC_0005_600x900

Dimensões: 35,10 cm (comprimento) x 28,35 cm (envergadura de asa); 3,4 Kg.

Escala: 1/100.

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 50,00, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD 50,00 e USD 100,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi adquirida diretamente nos EUA, porém vale a pena consultar nossas lojas parceiras.

Considerações Finais

Acabei comentando todos os pontos negativos da figura ao longo do review, porém, nem só de erros essa peça da Daron é composta. A encarnação mais legal e fiel da aeronave dos X-Mentrazida aos colecionadores e amantes de aeronaves até o momento. Como dizia o slogan de uma velha propaganda: “Não é uma Brastemp…“, mas acaba quebrando o galho e se tornando uma bela peça para expor junto a sua coleção de figuras dos amados mutantes da Marvel. Até que outra fabricante faça algo de melhor qualidade, por hora, eis a peça definitiva

Galeria de Imagens

 

Leave a reply