Personagem

Wolverine (palavra em inglês para “carcaju”, animal típico das florestas do Canadá), é um herói de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics. A primeira aparição do personagem foi na revista de HQ Incredible Hulk #180 (outubro de 1974) e foi criado pelo escritor Len Wein e pelo diretor de arte John Romita, que desenvolveu o personagem, e foi primeiramente desenhado para publicação por Herb Trimpe. A primeira aparição (como já citado acima) de Wolverine foi na revista The Incredible Hulk #180, em Outubro de 1974, em história escrita por Len Wein e desenhada por Herb Trimpe. A partir daí, o personagem fez aparições em várias publicações da Marvel Comics, até fazer sua maior participação em The Incredible Hulk #181, em Novembro de 1974 novamente em história de Wein e Trimpe. John Romita desenhou o personagem em uniforme amarelo e azul e foi apresentado apenas como sendo um agente super-humano do governo canadense. Nessas aparições, suas garras não eram mostradas retráteis, embora Len Wein já tenha dito que elas sempre foram desenhadas com essa idéia.

O passado de Wolverine sempre foi coberto de mistério. Cobaia de uma experiência governamental (o Programa Arma X) Logan pouco sabe sobre sua vida pregressa, pois teve memórias falsas implantadas pelos militares. Só recentemente se descobriu seu verdadeiro nome: James Howlett. Nascido em Alberta, no Canadá, filho de Elisabeth e John Howlett. É irmão mais novo de John Howlett Jr., que “morreu” logo cedo. Devido ao seu “Fator de Cura Mutante”, o envelhecimento de Logan é lento, fazendo com que sua idade certa seja indeterminada. Sabemos porém que ele lutou na Guerra Civil Americana e na Segunda Guerra Mundial (ao lado do Capitão América). No livro do autor Hugh Matthews, intitulado “Lifeblood”, Wolverine está preso em um campo de concentração na Polônia chamado “Höllenfeuer” (algo como ‘Fogo do Inferno’), durante parte da Segunda Guerra Mundial.

Já tendo atuado como agente secreto da C.I.A. e do Serviço Secreto Canadense, ao cair em desgraça junto a seus superiores, ele foi caçado como uma ameaça, capturado e enviado a custódia de cientistas canadenses, participantes do “Programa Arma-X, quando se descobriu que ele era um mutante com fator de regeneração e com garras ósseas retráteis saindo de cada pulso. Esse programa, (parte do programa Arma Extra, que pretendia criar máquinas de guerra perfeitas), precisava de “voluntários” para sua técnica de implantes de Adamantium, (um metal fictício, sendo o mais resistente da Terra), no esqueleto humano. Graças ao seu fator de cura, Logan conseguiu sobreviver aos experimentos: o resultado foi que todo o seu esqueleto foi revestido com o metal experimental.

Conseguindo escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Só voltou ao convívio da sociedade quando o casal Heather e James McDonald Hudson o encontraram, cuidando dele e o fazendo se comportar como um humano novamente. James (que era o herói Víndix) o convidou para fazer parte da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses. Logan atuou com o grupo canadense até ser convocado pelo Professor X (juntamente com um grupo de mutantes novatos) para salvar seus pupilos originais de Krakoa, a “Ilha Viva”. Após o bem sucedido resgate, Wolverine aceita o convite do Professor e permanece nos Estados Unidos, tornando-se um membro ativo dos X-Men, onde permanece até os dias de hoje.

Após a Saga Queda dos Mutantes, no período em que os X-Men foram dados como mortos e passaram a atuar tendo como base uma cidade abandonada no deserto australiano (antiga base dos Carrascos de Mutantes), Logan começou a dividir seu tempo junto com a equipe em aventuras solo. Estas se passavam em Madripoor (uma ilha, capital de um principado fictício ao sul de Singapura), onde ficou conhecido como Caolho, por usar um tampão em um olho. Essa fase foi mostrada no Brasil com o lançamento de sua Revista-Solo, pela Editora Abril,no início de 1992. Em uma aventura (publicada no Brasil em X-Men Gigante nº2) onde Magneto pretendia lançar sua empreitada rumo ao domínio do mundo através base espacial que controlava, Wolverine teve todo o Adamantium retirado de seus ossos pelo vilão. Foi essa aventura que mostrou pela primeira vez que as suas garrasexistiam antes da experiência do programa Arma X. Depois disso, Wolverine passou por um período totalmente voltado ao seu lado animalesco, praticamente irracional, sendo incapaz de até mesmo de pronunciar uma só palavra. Somente com a ajuda de Elektra e Stick, ele conseguiu recuperar o auto-controle.

Posteriormente, os ossos de Wolverine voltaram a ser recobertos de Adamantium pelo vilão Apocalipse, que o transformou no Cavaleiro “Morte”. Após se livrar do controle mental, o herói teve de passar por um período de readaptação e treinamento. Logan já teve três esposas: a empresária japonesa Mariko Yashida, a índia canadense Raposa Prateada (fato questionável, devido aos implantes de memória que o herói recebeu) e a vilã conhecida como Víbora (antiga Madame Hidra). Este último casamento não ocorreu por vínculos afetivo: Wolverine se sentiu na obrigação de se casar para cumprir uma promessa feita a uma amigafalecida a muitos anos atrás: Seraph, a fundadora do Bar Princesa. Já Víbora desejava assegurar seu domínio sobre o mundo do crime na cidade fictícia de Madripoor.

Um personagem de extremos, Wolverinerepresentou diversos “papéis” dentro dos X-Men. Tendo passado de “garoto-problema” a “tutor” e “consciência” do grupo, o comprometimento de Logan com o sonho de coexistência pacífica entre humanos e mutantes é total. Considerando os X-Men sua família, ele, de sua maneira característica, sempre oferece ajuda a todos os membros em momentos de dificuldade, aconselhando-os ou chamando-os à realidade, da maneira que se fizer necessária.  E a história dele ainda segue na X-Force, Guerra Messiânica, Vingadores, Dinastia M, Dizimação, Guerra Civil… ufa.. post gigantesco… mas vamos ao review

Detalhes da Peça

Embalagem: Aqui temos mais um típico exemplar de uma figura com uma caixa grande (talvez essa seja característica comum a todas as Premium Format, afinal, como querer caixas pequenas quando a escala é 1/4? Bom, se tratando do Wolverine, deveria ser…  Como já é de praxe mencionar, nas embalagens de estátuas produzidas pela Sideshow Collectibles, à embalagem é de papelão, com arte temática de acordo com o personagem (sendo que em uma das laterais encontramos um pouco da história do personagem, uma espécie de “perfil” e na outra, alguns dados como peso, altura, e capacidades intelectuais, de combate, etc. – minha ressalva aqui é,  por qual razão na biografia informam o nome como Logan e não como James Howlett? Uma vez que na data de lançamento da peça essa versão da história já havia sido contada e esclarecida, enfim, “preciosismos” a parte, voltemos ao review). As peças vêm todas protegidas individualmente por um material similar a papel-manteiga e depois embalado em pequenos sacos plásticos. Por fim, todas as partes são encaixadas no isopor, propiciando a proteção adequada para esse material, o qual é consideravelmente frágil (resina cold-cast). Nenhuma grande novidade por aqui…

Escultura: Talvez, dentre todas as Premium Format que análisamos até o momento, essa é a que possui maior nível de detalhamento do corpo (as demais tinham sempre muitas partes cobertas pelo uniforme dos personagens). Novamente identificamos que na embalagem não são mencionados os nomes dos envolvidos na elaboração da peça (escultura, pintura, etc.), e isso tão pouco ocorre na parte inferior da base da figura – como já pude observar em outras peças da Sideshow Collectibles. A figura é composta por 5 peças (2 mãos, pernas e tronco, cabeça e base). Assim como no Sabretooth, temos aqui a mesma base rochosa, com folhas e um tronco partido, formando um belo “par de vasos” com o já famoso diorama. Agora sim, passado esse pequeno intróito, podemos começar a discorrer sobre os demais pontos interessantes encontrados na escultura dessa peça. A musculatura (inclusive pode ser notada por baixo do uniforme) está muito bem feita, bem como as veias saltadas dos braços, em especial nos tríceps e bíceps. Outro ponto muito interessante reside no trabalho efetuado pelo escultor, que nos da a impressão que os pêlos dos braços foram colados um a um e não meramente esculpidos (talvez isso se deva mais ao trabalho da pintura, enfim…). Como não poderia faltar, as garras de Adamantium estão presentes e, como manda a etiqueta, foram elaboradas em metal rígido. Por fim, e que fique claro que aqui expresso meu gosto pessoal, não acho que a escultura da cabeça (na versão regular) seja das melhores. E me explico: apesar da expressão do rosto ressaltar todo “animalismo” e “fúria” do personagem, com enormes detalhes aos dentes, acredito que uma versão com ele de “dentes cerrados” ou “rosnando” seria mais apropriada e, nesse ponto, preferi a escultura da cabeça que vem junto a versão exclusiva (sem máscara). Ahhh e já ia me esquecendo, as marcas de batalha nas ombreiras, fecham esse tópico com “chave de ouro”.

Pintura: Como já citei um  milhão de vezes (e já começo a soar como um disco riscado) as peças da Sideshow Collectibles, seja as Comiquettes ou Premium Formats, sempre são pintadas a mão, tornando cada uma, um trabalho único e com nuances diferentes de uma figura similar do mesmo lote. O uniforme amarelo retrata a fase clássica do personagem, com as tradicionais botas azuis (muito bem pintadas, inclusive simulando sujeira), luvas, garras em metal e, o grande ponto forte da pintura, são os braços, em especial os pêlos, como já citado acima. A máscara também é pintada diretamente sobre a peça, não sendo de tecido como as demais partes do uniforme. Interessante prestar atenção a riqueza de detalhes empregada na coloração da boca e dentes.

Articulações: Não possui.

Acessórios: A figura não acompanha acessórios (se bem que poderia vir com uma caixa de “cerva” ou um “charuto”).

Roupa/Vestimenta: Como não me canso de repetir, uma estátua Premium Format é uma peça que possui como característica, o que as empresas chamam de “mixed-media”, ou seja, ela mistura o trabalho das estátuas em resina com partes em tecido, que acabam por dar mais realismo à peça. O contraste entre as partes de resina e o uniforme foi muito bem trabalhado (exemplo: emenda com as botas). Novamente aqui levanto a lebre com relação ao pó que vai grudar no tecido caso a figura não seja exibida em um local apropriado, de preferência fechado com vidro. O interessante é que o uniforme de tecido consegue ter um caimento “na medida certa” pois permite que vislumbremos os detalhes de movimento da musculatura. O cinto é confecionado em couro e com a fivela em metal. Simples e sucinto.

Ano de Lançamento: 2010.

Quantidade de peças produzidas: 700 (versão exclusive, a qual acompanha uma segunda cabeça sem a máscara e com os dentes cerrados) e 1000 (versão regular).

Dimensões: 43,18cm (H) x 27,94cm (P) x 35,56cm (D); 3,63 Kg.

Escala: 1/4.

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 289,99, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD 700,00 e USD 1000,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi adquirida no exterior, porém, vale checar em nossa loja parceira, a Toyshop Brasil.

Considerações Finais

Uma figura essencial para os fãs dos Mutantes da Marvel e, em especial, do mais amado e odiado de todos,  o famoso Wolverine. Uma bela aquisição para colocar frente a frente com o Sabretooth e, talvez, uma das melhores figuras já feitas do personagem. Raríssimo e, convenhamos, não é  a toa. Se ver um desses por aí, não pense duas vezes.

Galeria de Imagens

 

Leave a reply