Tempestade | Premium Format – Sideshow Collectibles [Review]

Personagem

Storm (Tempestade, no Brasil) é uma personagem fictícia de história em quadrinhos do Universo Marvel Comicsalter-ego de Ororo Munroe, e membro dos X-Men. Sua primeira aparição foi em Giant-Size X-Men #1 (Maio de 1975). Tempestade é descendente de uma antiga linha de sacerdotisas africanas. Todas têm cabelos brancos, olhos azuis e potencial para usar magia. A mãe dela, N’Dare, era a princesa de uma tribo no Quênia. Ela casou-se com o fotojornalista americano David Munroe e mudou-se com ele para Manhattan onde Ororo nasceu. Quando Ororo fez seis meses, ela e os pais foram para o Cairo, Egito. Cinco anos depois, sua família foi vitima de um ataque aéreo. Seus pais foram mortos, mas ela sobreviveu, enterrada debaixo de pedregulhos e escombros próximo ao corpo da mãe dela. Este trauma deixou Ororo com claustrofobia severa que ainda a aflige até os dias de hoje.

Sem casa e órfã, Ororo, sozinha na cidade, vagou pelo Cairo até que conheceu o mestre ladrão Achmed El-Gibar que lhe deu um lar e a treinou para ser uma ladra. Ela se tornou a melhor ladra de sua corja e talvez de todo o Cairo. Suas façanhas incluem roubar um rubi da X-Eterna Candra e um Opal de Ozimandias. Por um grande acaso, tentou roubar até de seu futuro professor Charles Xavier quando ele estava fazendo uma peregrinação solitária por todo o mediterrâneo, Ororo não obteve sucesso pois Xavier utilizou sua telepatia para ela devolver sua carteira. Ao usar seus poderes mentais na menina, foi interceptado mentalmente por Amahl Farouk (o mutante Rei das Sombras) que o desafiou à um duelo mental. Xavier o derrota, prendendo sua mente no plano astral. Sem mais as explorações de Farouk e com apenas 12 anos ela sentiu a necessidade de ir para o sul em busca de suas origens. No Sudão, um motorista de caminhão tentou estuprá-la, Ororo foi forçada a matá-lo e jurou que nunca mataria outra vez. Ao chegar no Quênia, conheceu e teve um curto namoro com T’Challa (o futuro Pantera Negra) com quem perdeu a virgindade mais ou menos na mesma época em que seus dons mutantes floresceram. Com o fim do namoro, alcançou finalmente a pátria de seus ancestrais a planície do Serengeti, entre Tanzânia e Quênia. Lá, Ororo passou a usar seu poder em prol das tribos locais, sendo adorada por eles como uma espécie princesa e deusa. Ororo permaneceu com as tribos durante anos trazendo sempre chuva e um clima bom para o plantio. Mas, por desconhecer as consequências de seus poderes, acabou gerando secas em outras regiões, matando gados em outras regiões da África. Durante uma aventura da primeira formação dos X-Men, a equipe chegou a encontra-la e lutaram juntos contra um mutante chamado Dilúvio.

Como sua existência já era de conhecimento de Xavier, Ororo foi convocada para se unir aos X-Men, ele precisava recrutar rapidamente uma nova equipe de mutantes para salvar a original que foi capturada por Krakoa, a ilha viva. Tempestade aceitou ajudá-los mas com a dura decisão de abandonar sua terra e as necessidades de seu povo. Ororo teve dificuldade para se adaptar a esta nova vida. Não entendia, entre outras coisas, porque não podia tomar banho nua na piscina. Este contraste cultural fez naturalmente se tornar amiga do mutante russo Colossus que, também teve dificuldade na adaptação e a chamava de “irmãzinha”. Jean também a ajudou bastante em sua adaptação à civilização e se tornaram melhores amigas. O líder da equipe, Ciclope sai dos X-Men depois do sacrifício de Fênix e Tempestade foi escolhida para assumir a liderança. Logo teve um forte elo com Kitty Pryde, a mais nova integrante da equipe. Desafia Callisto em uma batalha pela liderança dos Morlocks, uma colônia de mutantes nos esgotos, Ororo vence. No Japão, Tempestade se torna amiga da ronin Yukio, essa amizade influenciou Tempestade em mudar sua atitude para a vida, abraçando o seu lado mais selvagem tão contido por causa de seus poderes. Para representar essa transformação, mudou seu visual adotando um corte moicano e roupas mais agressivas. Porém sua amiga Kitty não aceita bem essas mudanças e não a reconhece mais como sendo a mesma Ororo. Ororo chama Kitty para conversar e resgatar a forte amizade que as duas tinham.

O mutante Forge inventou uma arma que era capaz de anular os poderes mutantes. Henry Gyrich resolve como teste utilizar a arma na mutante Vampira, vilã recém-admitida nos X-Men mas acaba acidentalmente atingindo Tempestade. Forge, se sentindo culpado leva Tempestade para um lugar seguro, sua casa. Os dois tem um curto e intenso caso. Tempestade o larga ao descobrir que ele era o responsável pela perda do seu poder. Foi pra África onde aceitou finalmente a perda de seus poderes. Depois, Loki ofereceu à Tempestade seu poderes de volta se aceitasse se tornar a deusa do trovão de Asgard, mas rejeitou. Retornando X-Men, provou ser uma grande líder e uma perigosa X-Men mesmo sem seus poderes, principalmente ao disputar a liderança dos X-Men com Ciclope e o derrotar. Aos poucos Ororo foi recuperando a confiança em Forge que lutou junto com os X-Men contra “O Adversário“, nesta luta os X-Men foram dados como mortos. Aproveitando o anonimato, se mudaram para a Austrália na antiga base dos carniceiros. E lá, seus poderes foram finalmente retornando. Os X-Men achavam que estava morta por um raio acidental de Destrutor mas, na verdade ela estava viva e tinha sido transformada em criança pela vilã Babá, foi perseguida pelo Rei das Sombras e depois conheceu o ladrão Gambit que a chamava sempre de Tempestinha. Juntos começaram a trabalhar como ladrões, roubando sempre outros ladrões. Sua idade ia aumentando rapidamente.

Ororo é sequestrada com os Novos Mutantes e levada a Genosha. Quando enfrenta o Genengenheiro e Cameron Hodge, Tempestade enfim retorna à idade adulta se estabilizando. Posteriormente, voltando a Nova York, ela lidera uma equipe de X-Men que vai ao espaço resgatar o Professor X dos Skrulls e salvar o Império Shiar. Ao retornar à Terra, acontece então a invasão do Rei das Sombras à Ilha Muir, que resulta no coma de Legião. Quando X-Men e X-Factor se fundiram, o grupo se dividiu em duas equipes a azul e a dourada. Ciclope liderando a Azul e Tempestade a dourada. Forge, que agora trabalhava como suporte dos X-Men, estava incomodado por Tempestade nunca lhe dar atenção e, depois de discutirem, ao beija-la, a pediu em casamento. Ororo disse que precisava pensar, e passou o dia voando contente com o pedido e cogitando em abandonar a equipe para morar com Forge. Ela quase aceitou mas Forge percebe que seus sentimentos não são tão recíprocos. E que ela nunca abandonaria os X-Men, indo embora antes que ela desse sua resposta. Tempestade enfrentou a mutante Medula, uma ex-Morlock revoltada que tinha colocado em seu próprio coração um acionador de uma bomba e ameaçava explodir os humanos capturados pelos seus aliados da nação Gene. Tempestade arranca o coração de Medula durante a batalha. Tempestade se culpa por matar a jovem mutante que deveria estar protegendo por ser líder dos Morlocks. A ESX (Elite de Segurança X) foi fundada por Tempestade como parte de um plano proposto aos líderes das grandes nações mundiais. Funcionaria como uma polícia mutante com atuação em âmbito mundial, intervindo em questões humanas/mutantes. A equipe acabou debandada após os trágicos eventos do Dia M.

Tempestade abandona os X-Men para ficar um tempo na África que, em meio a sua cruzada pessoal de combate a crimes que têm se tornado comuns em todo continente africano, entrega a uma antiga paixão: o atual rei de Wakanda, T’chala. também conhecido como Pantera Negra. Em pouco tempo T’challa a pediu em casamento, o que a transforma na rainha de Wakanda, Ororo aceita dividindo opiniões tanto entre a população do país como entre colegas de equipe. Ela e T’challa estão no Quarteto Fantástico substituindo temporariamente Susan e Reed – que estão em uma segunda lua de mel para tentar salvar o casamento. Mesmo depois da segunda lua de mel o casamento chega ao fim, depois de Tempestade deixar o marido para lutar ao lado dos X-Men. Entediada com a vida de Rainha, compras e privacidade, ela volta para os X-Men, claro: com a permissão de T’challa. Esses retornos em missões específicas deve ter dado um saudosismo em Tempestade, pois pediu pra retornar para a equipe porque está entediada. Ororo obviamente foi muito bem vinda, participando da equipe liderada por Ciclope. Ajudou os X-Men também na corrida para encontrar o primeiro bebê mutante nascido após o Dia M. Tempestade também demonstrou a ser controladora de ventos solares grandíssimos de ser até pior que um fogo, alem de tudo ela pode fazer uma Tempestade de ventos solares , com ventos totalmente frios ao mesmo tempo dando uma carga que a massa fria atras da quente pode até causar uma explosão de chegar a destruir toda cidade de New York.  Tempestade além de tudo tem demonstrado absorver energia mais do que possa imaginar além de sua adaptação, Ororo também pode jogar raios eletromagnéticos e até mesmo com um link comum a terra esta ligada a gravidade , mas Ororo não demonstrou magnetismo .

FonteWikipedia

Detalhes da Peça

Embalagem: Como de praxe nas embalagens de estátuas produzidas pela Sideshow Collectibles, essa não poderia fugirregra, sendo composta por uma embalagem de papelão, com arte temática de acordo com o personagem. Comparando esta embalagem com outrasapresentadas aqui no site, posso afirmar que a arte da mesma é bem “simplista” porém, muito charmosa. Um céu negro, cheio de nuvens carregadas e repleto de raios em uma verdadeira tempestade eletromagnética que “abraça” o logotipo estilizado da personagem… aqui faz-se valer aquele dito de “uma imagem vale mais do que mil palavras” – é isso que você vai encontrar em todos os seis lados da embalagem. Como já venho mencionando em alguns reviews, aparentemente existe uma tendência na utilização de “camadas de isopor” ou como costumo chamar “sanduíche” para aproveitar o espaço e também, diminuir o tamanho da embalagem – e aqui não é diferente, temos duas camadas, sendo uma na qual está acondicionada a figura e na outra, a enorme capa.As peças vem embaladas individualmente em pequenos sacos plásticos,sendo depois as partes encaixadas no isopor, propiciando a proteção adequada para o material da estátua (resina cold-cast).

Escultura: Devo admitir que desde que a figura foi anunciada – no início de 2012 – eu fiquei um pouco apreensivo em qual seria o resultado final da mesma e, nos fóruns os quais costumo frequentar, um enorme debate se iniciou sobre as feiçõesafro-descendentes” da personagem. Puritanismos a parte, ao abrir a caixa ainda na loja, tive a certeza que meus temores eram infundados e a escultura facial está sensacional. O corpo também reflete bem a estrutura de uma mulher da etnia e porte da personagem, com destaque para a delicadeza das mãos. Uma das minhas antigas reclamações volta a tona quando vemos a base que, mais uma vez, foge ao padrão das dos demais personagens do grupo (vide comparação com a base da Vampira). A figura foi esculpida quase que num único bloco, sendo apenas as mãos e a cabeça detacáveis.

Pintura: Rosto sem exageros, contornos da maquiagem dos olhos e dos lábios muito bem definidos. As unhas das mãos estão extremamente bem pintadas, lembrando que todo trabalho de pintura é feito a mão pela Sideshow Collectibles. A pintura da base está em conformidade com o padrão Sideshow. A grande ressalva aqui é para tormar cuidado ao manusear os pinos da capa da personagem, que acabam por arranhar a pintura.

Articulações: Não possui.

Acessórios: A figura não acompanha acessórios (somente uma mão adicional).

Roupa/Vestimenta: Aqui temos a razão de minha maior frustração com relação a peça, especialmente por estarmos falando de uma Premium Format que, por definição, mistura elementos  em tecido com a resina cold cast. E por qual razão estou desapontado? Apesar de termos o uniforme clássico da personagem (que é meu preferido), somente a capa é em tecido, ou seja, o “maiô” foi esculpido diretamente sobre a peça, não permitindo que ajustemos o quão “cavada” a calcinha da personagem irá ficar ou outras taradices do gênero. A capa possui um sistema interno de “arame” que permite dar movimento a mesma, mas cuidado, mexer demais aqui pode resultar em quebra do material, que é bem sensível. Outro ponto que devo comentar é que gostaria de que a capa pudesse ser presa aos pulsos da personagem, assim como nos quadrinhos, coisa que não acontece. Lembrando que a capa é fixada ao peito e as costas da personagem por meio de dois “pinos” que acabam arranhando a pintura, uma escolha que não achei das mais sensatas por parte da Sideshow.

Ano de Lançamento e Fabricante: 2013, Sideshow Collectibles.

Quantidade de peças produzidas: 500 (versão exclusive, a qual acompanha segunda cabeça com cabelos esvoaçantes e olhos brancos) e 1.000 (versão regular).

Dimensões: 50,80 cm (H) x 22,86 cm (P) x 27,94 cm (D); 6,3 Kg.

Escala: 1/4.

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 324,99, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD 350,00 e USD 800,00.

Onde Comprar:  a figura utilizada nesse review foi adquirida em nossa loja parceira, a Toyshop Brasil.

Considerações Finais

Talvez uma das mais icônicas e poderosas mutantes que já passaram pelos X-Men. Um eterno contraposto entre a inocência de quem viveu anos afastada da sociedade e a lascívia de extrema beleza e poder de uma Deusa. Após meses de ansiedade – e temor de que a Sideshow viesse a entregar uma figura de cunho duvidoso dessa personagem – concretizou-se como uma figura impar, de grande beleza e que veio para engrossar as fileiras de mutantes da linha Premium Format pela Sideshow. Mais do que recomendada!

Galeria de Imagens

 

 

1 comentário em “Tempestade | Premium Format – Sideshow Collectibles [Review]”

  1. Pingback: ToyReview.com.br » Brinquedo aqui é coisa séria! » Mística | Comiquette – Sideshow Collectibles [Review]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.