Personagem

Steven Paul Jobs (nascido em São Francisco, Califórnia em 24 de fevereiro de 1955 e falecido em Palo Alto, Califórnia em 5 de outubro de 2011) foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital.Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.

No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.

Após perder uma disputa de poder com a mesa diretora em 1985, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, e ele serviu como seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor.

Morreu em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos, devido a um câncer pancreático.

Detalhes da Peça

Embalagem: A parte que acho mais interessante ao escrever os reviews de figuras 1/6 (quando comparadas as estátuas – sejam as Premium Formats, Comiquettes ou Bustos), é que o fato de que, quase que em 100% dos casos, as embalagens nunca “se repetem” e acabam por tornar-se uma atração tão – e as vezes até mais – importantes ou interessantes quanto a figura em si. Nunca havia visto figuras da fabricante Minicraft, mas eles foram atenciosos o suficiente para criar uma embalagem no mesmo estilo que a Apple utiliza em seus produtos, ou seja, a tradicional caixa branca similar as dos iPhones, iPods, MacBooks e afins. A parte frontal da caixa contém um esboço da figura em preto e branco em sua parte central. A parte traseira apresenta o nome da empresa fabricante (Minicraft) e algumas frases de um famoso discurso de Jobs: “Stay Hungry. Stay Foolish” (“Permaneça faminto. Permaneça tolo”). Em uma das laterais também é possível encontrar outra célebre frase de Jobs: “Innovation distinguishes between a leader and a follower” (algo como “Inovação distingue um líder e um seguidor”). Ao abrir a caixa, encontramos duas lâminas, uma preta com os dizeres “Your time is limited, so don’t waste it living someone else’s life” (“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa”) e outra lâmina, dessa vez branca, com os dizeres “We’re here to put a dent in the universe. Otherwise why else even be here?” (“Estamos aqui para colocar um dente – entalhe – no universo. Caso contrário, por que outra razão estaríamos aqui?”). Após essa coletânea de frases de Steve Jobs, finalmente encontramos a parte de espuma no interior da caixa a qual protege a figura, com uma primeira lâmina de espuma a qual, quando retirada, revela os diversos nichos contendo a figura em si, bem como uma vasta gama de acessórios. Prático, funcional e até diria, de extremo bom gosto.

Escultura: A primeira coisa que temos de ter em mente antes de julgar a peça – ela não é uma figura da Hot Toys (devidamente esclarecido esse ponto, podemos seguir com a análise/review). Se tirarmos a responsabilidade de ter a qualidade padrão de um Hot Toy, a figura acaba por poder ser avaliada sob um prisma totalmente diferente e cheio de boas intenções (embora nem sempre boas intenções sejam suficientes). Mais uma vez, posso dizer que as fotos promocionais da peça acabaram por ser muito mais “generosas” do que a figura real em si. A qualidade da modelagem da cabeça de Steve Jobs não está tão legal quanto era esperada, fazendo com que se pareça com o cofundador da Apple somente quando vista de alguns ângulos pré-determinados. No geral, acaba por ser muito mais um homem velho, com barba rala e pouco cabelo que “é parecido” com Steve Jobs (a certo modo, tem a qualidade das comumente encontradas figuras customizadas, similar a essa figura do Dr. Gregory House (veja aqui).

Pintura: A pintura de um modo geral não é ruim, mas também não é nada excepcional. Cumpre seu papel, apenas isso.

Articulações: As articulações são funcionais, porém acabam por tornar-se complicadas devido a baixa qualidade do corpo que acompanha a figura, temos a impressão, muitas vezes, de que a figura irá quebrar se forçarmos a mesma muito tempo para que se fixe em uma determinada posição (se bem que isso não é um grande problema, dado que em geral, essas figuras são expostas e raramente manipuladas), soma-se a isso o fato de que, caso desejado, pode ser adquirido um True Type Body produzido pela Hot Toys e esse problema seria facilmente sanado (especialmente no caso das mãos da figura, que, como pode ser visto nas fotos, são de péssima qualidade, com furos e rebarbas).

Acessórios: Aqui sim temos aquele que considero ser o ponto forte dessa figura: os acessórios! Além das peças de vestimenta que acompanham a peça, temos uma gama de gadgets tecnológicos que acompanham a figura e que fazem da mesma um item indispensável para os Apple-maníacos, mas vamos a lista: um (1) iPhone 4 branco com bumper, um (1) desktop iMac, um (1) iPad, um (1) MacBook com mouse.

Roupa/Vestimenta: O contexto tinha tudo pra ser interessante, mas as roupas parecem ser grandes demais para o corpo da figura (e novamente lhes digo que isso pode ser facilmente solucionado adquirindo um True Type Body da Hot Toys). A vestimenta representa o visual clássico de Jobs, com suas tradicionais calças jeans, camisa pretaturtleneck”, tênis New Balance modelo 993 (com direito a cadarços de verdade) e, como não poderia faltar, o tradicional par de óculos com armação redonda – que na peça a qual utilizamos para fazer o review, vinha com um par adicional.

Ano de Lançamento e Fabricante: 2012, Minicraft.

Dimensões: 30,48cm (H); 1,36 Kg.

Escala: 1/6.

Valor: Atualmente você encontra a figura por valores que variam entre R$ 450,00 e R$ 600,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi fornecida por nossa loja parceira, a Toyshop Brasil (não se esqueça de solicitar seu cupom de desconto aqui).

Considerações Finais:

Proveniente de uma empresa pequena – em um apanhado final – pode-se avaliar a figura como uma boa pedida aos fãs de Steve Jobs, pela boa idéia de trazer parar o mundo dos colecionáveis uma rendição em escala 1/6, com vasta gama de acessórios, a coragem de comprar uma briga judicial com a família Jobs e, também, por ser uma homenagem póstuma mais do que merecida ao homem que revolucionou o mundo da tecnologia que conhecemos hoje, adicionando pitadas significativas de design e conceito inovador ao dia a dia de muitos de nós.

Galeria de Imagens

 

Leave a reply