Personagem

Dentes-de-Sabre (no original em inglês, Sabretooth), alter-ego de Victor Creed, é um personagem de história em quadrinhos do universo Marvel, publicado pela editora Marvel Comics, aparecendo com maior freqüência no universo dos X-Men. Arquiinimigo de Wolverine, Dentes-de-Sabre foi criado por Chris Claremont e John Byrne. Sua primeira aparição foi em Iron Fist (Punho de Ferro) número 14, em 1977. Durante muitos anos, Dentes-de-Sabre foi um dos arquiinimigos da dupla de heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-Aranha e, finalmente, sendo fixado como inimigo de Wolverine.

Grande adversário dos X-Men, ele participou do grupo Carrascos, criado pelo Sr. Sinistro. Inimigos letais dos X-Men, promoveram o Massacre de Mutantes, onde a população Morlock quase foi extinta. Um incorrigível psicopata homicida, Dentes-de-Sabre quase foi morto por Wolverine, na fase em que este havia perdido o Adamantium e estava cada vez mais selvagem. Logan cravou suas garras no cérebro de Creed (imediatamente antes dos eventos que deram origem à Era do Apocalipse). Como resultado, Creed ficou várias semanas em coma e, ao se recuperar, aparentemente havia perdido a memória, ficando retardado mentalmente. Acolhido pelos X-Men, ele começou um tratamento com o Professor X, que tencionava curar sua sociopatia.

O treinamento, porém, foi completamente ineficaz e Dentes-de-Sabre conseguiu fugir da Mansão X, ferindo gravemente Psylocke (veja o review da comiquette aqui) e Tabitha Smith no processo. Após ser capturado, ele teve algemas de contenção instaladas em seu corpo e foi obrigado pelo governo a trabalhar na segunda formação do X-Factor. Claramente repudiado pela equipe, Victor atenuou muitos dos problemas de relacionamento e confiança presentes no grupo. Posteriormente foi revelado que o verdadeiro objetivo de Dentes-de-Sabre na equipe era eliminar todos seus integrantes, caso eles não atendessem mais às ordens do governo.

Quando se livrou das algemas de contenção, Creed escapou da influência do governo e da perseguição perpetrada pelos próprios membros do X-Factor, voltando a atuar como assassino. Após o X-Factor, ele já participou de várias equipes de vilões (como uma formação da Irmandade de Mutantes) e foi operativo do novo programa Arma X. Atualmente Dentes-de-Sabre foi morto por Wolverine, usando a lâmina muramasa (espada que anula o fator de cura).

Detalhes da Peça

Embalagem: Posso dizer, que de todas as figuras que já fizemos um review ou mesmo de minha coleção pessoal, essa é, disparado, a que possui a maior embalagem. Como já é de praxe mencionar, nas embalagens de estátuas produzidas pela Sideshow Collectibles, à embalagem é de papelão, com arte temática de acordo com o personagem (sendo que em uma das laterais encontramos um pouco da história do personagem, uma espécie de “perfil” e na outra, alguns dados como peso, altura, e capacidades intelectuais, de combate, etc.). As peças vêm todas protegidas individualmente por um material similar a papel-manteiga e depois embalado em pequenos sacos plásticos. Por fim, todas as partes são encaixadas no isopor, propiciando a proteção adequada para esse material, o qual é consideravelmente frágil (resina cold-cast) – e botem frágil nisso, tive muito receio ao manipular as mãos, as garras de tão finas e afiadas, pareciam que iriam se partir ao menor descuido de minha parte.

Escultura: A escultura está, como de costume, muito bem detalhada. Mais uma vez, em parte alguma da embalagem (ou nas informações geralmente contidas na base da figura) é feita menção ao nome do artista que modelou a figura. Os detalhes da base estão primorosos, com destaque ao crânio (de um tigre Dentes-de-Sabre), as rochas e as folhas remontam a um cenário hostil e possivelmente gélido, quiçá em território canadense, afinal, nada mais justo que ele e nosso amigo Wolverine se encontrassem para um tira-teima e fazer a alegria dos colecionadores com o famoso diorama que essas duas peças nos brinda. Importante mencionar que a peça é composta de 5 partes.

Pintura: Como já citei uma porção de vezes (e vocês já devem estar cansados desta mesma ladainha) as peças da Sideshow Collectibles, seja as Comiquettes ou Premium Formats, sempre são pintadas a mão, tornando cada uma, um trabalho único e com nuances diferentes de uma figura similar do mesmo lote. De modo geral, mais de 90% do corpo do personagem está recoberto por seu uniforme ou pêlos, o que facilita e muito a vida dos artistas que trabalharam na peça e diminui, consideravelmente, a chance de erros. As partes mais detalhadas da pintura são a base (atenção a coloração das folhas, algumas delas já queimadas pela ação do tempo) e para o rosto (dentição e barba). Ponto forte também fica por conta da pintura das botas (segundo minha mãe “um homem desse tamanho não deveria usar essas sapatilhas”) e luvas que, com a coloração e acabamento dados, lembra um tipo de material emborrachado ou mesmo, couro sintético.

Articulações: Não possui (e, sinceramente, também não ia querer “isso” se mexendo pela casa).

 Acessórios: A figura não acompanha acessórios (e convenhamos, nem precisa).

Roupa/Vestimenta: Aos já iniciados e aos velhos marujos, uma estátua Premium Format é uma peça que possui como característica, o que as empresas chamam de “mixed-media”, ou seja, ela mistura o trabalho das estátuas em resina com partes em tecido, que acabam por dar mais realismo à peça. O contraste entre as partes de resina e o uniforme foi muito bem trabalhado (a emenda com as botas – por sinal, muito bem-feitas – ou mesmo as áreas limítrofes onde os pêlos das costas saem de dentro do uniforme estão aí para provar o que estou a lhes escrever). Porém, fica aqui a minha ressalva e ponto de atenção. Como muitos mais observadores poderão notar em algumas fotos, a adoção de tecido para o uniforme tem seus “malefícios”, vejam a quantidade de que se juntou na vestimenta durante os poucos minutos nos quais tiramos a figura da caixa e trabalhamos nas fotos, ou seja, preparem seus expositores hermeticamente selados ou terão futuras dores de cabeça para limpar essa peça. Outro receio de minha parte é com relação as costuras do uniforme, mas como é uma peça que fica “parada” e não é manipulada com freqüência, acredito que isso não venha a ser, no fim das contas, um grande inconveniente.

Ano de Lançamento: 2010.

Quantidade de peças produzidas: 500 (versão exclusive, a qual acompanha uma segunda cabeça com a boca aberta) e 1000 (versão regular).

Dimensões: 48,26cm (H) x 56,51cm (P) x 30,48cm (D); 6,8 Kg.

Escala: 1/4.

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 319,99, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD 300,00 e USD 600,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi adquirida no exterior, porém, vale checar em nossa loja parceira, a Toyshop Brasil.

Considerações Finais

Uma figura essencial para os fãs dos Mutantes da Marvel, bem como uma figura que é indispensável para deixar ao lado do Wolverine Premium Format. Particularmente acho a execução da peça muito melhor do que a do Wolverine, mas, gosto é gosto. Mais do que recomendada!

Galeria de Imagens


 

Leave a reply