Personagem

Nosferatu, no original Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, conhecido ainda  como Nosferatu, o Vampiro, é um clássico expressionista do cinema mudo de F. W. Murnau (lançado em 14 de outubro de 1922), baseado no célebre romance Drácula de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam a Murnau autorização para realizar este filme.

Processado por violação de direitos autorais, a justiça ordenou que se destruíssem as cópias do filme Nosferatu, mas algumas delas, entre as muitas que já haviam sido distribuídas um pouco por toda a parte, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker. O filme teve uma versão atualizada de Werner Herzog chamada Nosferatu: Phantom der Nacht (que traduzindo do alemão, Nosferatu: Fantasma da Noite).

De modo resumido, o filme se passa em 1838, quando Hutter, agente imobiliário que mora em Wisborg (referência a cidade atual de Wismar), atravessa os Montes Cárpatos para vender uma casa em sua vizinhança ao proprietário de um castelo no Mar Báltico, o excêntrico Conde Orlock. Orlock é na verdade um milenar vampiro que, buscando por mais sangue, quer se mudar para a Alemanha. Ao chegar na propriedade que comprou, ele traz consigo grande terror e os habitantes acham que estão sendo vítimas da peste. A única que pode salvar as pessoas dos ataques do vampiro é Ellen, a esposa de Hutter, visto Orlock se sentir atraído por ela.

Saudade dos tempos onde vampiros davam medo em suas audiências e não suspiros por estar brilhando como uma fada. Como acordei com uma tremenda dor de dente, nada mais justo que terminar de fazer o review de uma peça de vampiropreparem suas estacas

Detalhes da Peça

Embalagem: Uma das mais “simples” e “sucintas” embalagens de todos os reviews / análises feitas até o momento e, nem por isso, menos charmosa. Como sempre costumo comentar nos reviews de estátuas produzidas pela Sideshow Collectibles (sejam as Comiquettes ou as Premium Formats), não há muito como fugir a regra de “caixa de papelão”, “isopor”, “espuma” e “sacos plásticos” protegendo as partes da peça. A caixa, pequena e em tons de sépia (remetendo aos tons de coloração dos antigos filmes preto e branco), traz em sua parte frontal uma imagem em destaque do rosto da peça, enquanto uma das laterais recria a cena clássica do filme onde a sombra do vampiro abre uma porta.

Escultura: Sideshow Collectibles conseguiu recriar com perfeição toda a “estranheza” do personagem Conde Orlock (encarnado por Max Schrenk). Seja no olhar quase que “amedrontado” da peça – emoldurado com as sobrancelhas mais incomuns que já vi até hoje – seja nos dentes tortos e na postura arqueada, a sensação que fica é de que Nosferatu saiu da tela do cinema e veio caminhar por sua casa. As mãos são extremamente realistas, com muitas pequenas rugas e as enormes unhas, mas, sem sombra de dúvida, o destaque dessa peça para mim é a sua base. Essa base retrata o assoalho de madeira com grande riqueza de detalhes e, ao redor da base, temos diversas figuras de caveiras encapuzadas – as quais acredito serem representações da Morte – devidamente “entalhadas” em pedra. A figura é composta por um total de cinco (5) peças, sendo: base, corpopernas e tronco, mãos e cabeça.

Pintura: A pintura da peça está primorosa, embora simples, cumprindo muito bem o seu papel. A coloração da pele está muito fiel, com suas veias, manchas e tons pálidos. O grande destaque, continuam ficando por conta da base. O assoalho de madeira envelhecida parece que vai ranger aos passos do Nosferatu. A base com as caveiras encapuzadas realmente parece ter sido retirada  de um pedaço de um castelo, onde a construção de pedra passou anos e mais anos sofrendo a ação do tempo, com chuva e sol, o que fica evidente devido as manchas, e as pequenas infiltrações retratadas. Sem sombra de dúvida, traz um enorme charme a peça.

Articulações: Não há (é uma estátua) e, por sinal, quase não há juntas aparentes na peça, de fato, parece que a estátua é feita de uma única peça.

Acessórios: Não há acessórios.

Roupa/Vestimenta: Não havia razão de fugir da tradicional vestimenta do Nosferatu. Camisa e calças pretas, seu famoso sobretudo marrom cheio de botões além de botas negras. Simples e fiel ao personagem do filme.

Ano de Lançamento e Fabricante: 2011, Sideshow Collectibles.

Quantidade de peças produzidas: 200 (versão exclusive, a qual acompanha uma segunda cabeça, com chapéu) e 500 (versão regular).

Dimensões: 45,72cm (H) x 20,32cm (P) x 22,86cm (D); 3,63 Kg.

Escala: 1/5.

Valor: Atualmente você encontra a figura por USD 234,99 (no site do fabricante).

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi fornecida por nossa loja parceira, a Toyshop Brasil (não se esqueça de solicitar seu cupom de desconto aqui).

Considerações Finais:

Desde de que me considero por gente, sou obcecado por vampiros. Começando com o anime Don Drácula, passando pelos games com Castlevania, o livro de Bram Stoker e as Crônicas Vampirescas de Anne Rice (e aquela frescura toda da série Crepúsculo). Já vi coisas muito boas e coisas péssimas sobre esse gênero e, após tudo isso, afirmo com veemência que, se você é um de filmes de terror e vampiros, essa figura é peça obrigatória em sua coleção. Um clássico!

Galeria de Imagens

 

Leave a reply