Personagem

Who Framed Roger Rabbit (que ficou conhecido no Brasil como Uma Cilada para Roger Rabbit) é um filme de comédia e fantasia estadunidense de 1988, dirigido por Robert Zemeckis, produzido por Steven Spielberg e baseado no romance Who Censored Roger Rabbit?, escrito por Gary K. Wolf. O filme combina o uso de live-action e animação tradicional com elementos de um filme noir.

A Walt Disney Pictures comprou os direitos de filmagem de Who Censored Roger Rabbit? em 1981. Jeffrey Price e Peter S. Seaman já haviam escrito dois esboços do roteiro antes da Disney trazer Spielberg e a Amblin Entertainment para ajudarem a financiar o filme. Zemeckis foi contratado para dirigir as cenas em live-action, com Richard Williams supervisionando as seqüências de animação. Para inspiração, Price e Seaman estudaram os trabalhos de Walt Disney e da Warner Bros. Cartoons, da Era de Ouro da animação americana, especialmente os desenhos de Tex Avery e Bob Clampett. A produção foi transferida de Los Angeles para Elstree Studios, na Inglaterra, com o objetivo de acomodar Williams e seu grupo de animadores.

Durante a filmagem, o orçamento da produção começou a aumentar rapidamente, e o calendário de filmagens tornou-se mais longo do que o esperado. Em compensação, Who Framed Roger Rabbit foi um grande sucesso de bilheteria e recebeu grande aclamação da crítica. O filme causou um re-interesse na era de ouro da animação americana e tornou-se a vanguarda da era moderna. Who Framed Roger Rabbit deixou como legado um grande impacto que inclui uma franquia midiática e a prequela não-produzida Who Discovered Roger Rabbit.

Em 1947, Los Angeles, Califórnia, os personagens de desenho animado (chamados simplesmente de “Desenhos“) são uma espécie de criaturas sapientes que co-existem naturalmente com os seres humanos, e vivem em uma seção da cidade conhecida como “Desenholândia“. Roger Rabbit é a estrela dos curta-metragens de animação produzidos pelo estúdioMaroon Desenhos“, mas ele está tendo problemas em seguir os comandos do diretor, atrasando a produção. Estão sendo espalhados rumores de que Jessica Rabbit, a esposa de Roger, possui um cafetão e R.K. Maroon, o dono da “Maroon Desenhos“, contrata o detetive particular Eddie Valiant para investigar a situação. Eddie, cujo irmão Teddy foi morto por um Desenho5 anos atrás, relutantemente aceita o trabalho. Ele descobre que a atraente JessicatraiuRoger por, literalmente, brincar de “pirulito que bate-bate” com Marvin Acme, o dono da Corporação ACME e da Desenholândia. Eddie revela provas fotográficas para Roger Rabbit, que afunda em depressão. Marvin Acme é encontrado morto no dia seguinte e Roger torna-se o principal suspeito do assassinato.

Na cena do crime, Eddie conhece o Juiz Doom da Corte Superior Distrital de Desenholândia e sua Patrulha Desenho, composta por doninhas. Doom está ansioso para usarO Caldo“, uma mistura de produtos químicos capaz de dissolver qualquer Desenho que entre em contato, pretendendo usá-lo em Roger Rabbit, assim que ele for encontrado. Ao voltar para seu escritório, Eddie encontra Baby Herman, o coadjuvante de Roger nos curta-metragens da Maroon Desenhos, que jura que Roger é inocente e que o testamento de Marvin Acme, o qual teria deixado a Desenholândia para os Desenhos, desapareceu, sendo que se o testamento não for encontrado até a meia-noite, a Desenholândia poderia ser vendida em um leilão público. Roger aparece no escritório de Eddie e alega sua inocência. Eddie então começa a investigar o caso mais profundamente, juntamente com sua ex-namorada Dolores e com Benny, um táxi antropomórfico que também é um Desenho, enquanto tenta ao mesmo tempo manter Roger escondido das doninhas. Valiant descobre que Jessica foi forçada por Maroon a se relacionar com Acme, senão ele arruinaria a carreira de Roger. No estúdio Maroon Desenhos, Maroon confessa que foi forçado por uma outra pessoa a fazer esta chantagem, mas antes que pudesse revelar a Eddie quem foi, ele é mortalmente baleado por um atirador desconhecido.

EddieJessica fugindo do estúdio e, superando o seu medo, ele a segue até dentro da Desenholândia. Ele recupera a arma que matou Maroon, a qual Jessica alega que foi na verdade utilizada pelo Juiz Doom. Ao tentarem denunciar Doom às autoridades, Eddie, Jessica e Roger são capturados pela Patrulha Desenho e levados para o armazém da ACME. Doom revela seus planos: como o único acionista das Indústrias Cloverleaf, ele pretende comprar a Desenholândia, a Companhia ACME e a Maroon Desenhos, e depois acabar com todos eles para poder construir uma auto-estrada em Los Angeles. Para destruir a Desenholândia, Doom construiu um enorme veículo, capaz de expelir jatos de Caldo por um canhão hidráulico pressurizado, com o qual ele planeja pulverizar todo o distrito, eliminando todos os Desenhos. Enquanto Roger e Jessica lutam para evitarem serem atingidos pelo jato de Caldo, Eddie consegue se libertar e faz com que as doninhas da Patrulha Desenho morram de hilaridade fatal através de várias atitudes cômicas, deixando o veículo expelidor de Caldo funcionando automaticamente.

Eddie e Doom começam a brigar, utilizando produtos encontrados aleatoriamente no interior da fábrica, até que Eddie consegue esmagar Doom com um rolo compressor. O rolo não mata Doom; naquele momento, Doom revela-se ser um Desenho, o mesmo que matou o irmão de Eddie. Eddie consegue abrir a válvula de drenagem do veículo expelidor de Caldo, banhando Doom com um forte jato da mistura e dissolvendo-o instantaneamente. Enquanto Eddie liberta Roger e Jessica, o veículo continua andando automaticamente, até que se choca contra a parede da fábrica, atravessando a fronteira entre a fábrica ACME e a Desenholândia, e sendo imediatamente esmagado por um trem. Enquanto vários Desenhos entram no armazém para ver o que aconteceu, Eddie descobre que o testamento de Marvin Acme foi escrito com tinta que desaparece/reaparece em um pedaço de papel aparentemente em branco que Acme havia dado à Jessica e onde Roger posteriormente escreveu um poema de amor para sua esposa. Com o testamento em mãos, os Desenhos comemoram a posse da Desenholândia e cantam a músicaSmile, Darn Ya, Smile“, enquanto Roger e Jessica, assim como Eddie e Dolores, revitalizam seus relacionamentos amorosos.

Para fechar, vale ressaltar que ao longo dos últimos anos a personagem se tornou um ícone de “mulher sexy“, “fatal” – no melhor estilo imortalizado por Michelle Pfiffer no filmeSusie e os Baker Boys” (“The Fabulous Baker Boys“) – esbanjando sensualidade e habitando os sonhos de muitos marmanjos (e senhoritas, fazer o que, tempos modernos).

Fonte: Wikipedia

Detalhes da Peça

Embalagem: Uma embalagem, a certo modo, compacta – quando comparada com as demais embalagens de figuras Premium Format da Sideshow Collectibles – e isso parece ser uma nova tendência adotada pela Sideshow, fazendo embalagens cada vez menores (o que trará certo fôlego aos colecionadores que guardam as caixas de suas figuras). Como é de costume nas figuras Premium Format, a embalgem externa é feita em papelão, apresentando uma tradicional foto montagem, misturando imagens da figura real com alguns elementos digitais (na parte frontal e traseira), enquanto nas laterais é possível observar a silhueta da personagem, dando ênfase ao clima de “cabaret“. Abrindo a caixa, encontramos um envoltório de isopor o qual protege todas as peças que são embaladas individualmente, devidamente embaladas em pequenos sacos plásticos. Resumindo: proteção no “tamanho certo” para esse frágil material conhecido como resinapolystone” (ou cold-cast).

Escultura: Como mesmo definiu uma de nossas seguidoras (Erika Crosera) em nossa página no Facebook, temos nessa peça uma modelagem simples e, ao mesmo tempo, impecável. Confesso que uma série de fatores contribuiram para que esse resultado fosse alcançado, tais como o fato da personagem, apesar de “humana“, é um desenho, o que permitiu aos escultores maior liberdade com relação as questões de proporções do corpo, fazendo assim que o “exagero” fizesse as vezes da figura (o que, de fato, era mais do que esperado). Outro ponto interessante a ser mencionado é que, ao contrário de outras Premium Formats ou Comiquettes, essa personagem foi esculpida em uma única peça, sem braços ou cabeça destacáveis. Basicamente o conjunto é composto por quatro (4) partes, sendo a personagem e sua base, além do pinguim garçom e sua base. Um ponto a ser enaltecido são os minúsculos brincos, extremamente bem esculpidos. Minha única crítica/ressalva nesse quesito fica por conta da maneira como a sustentação da figura foi planejada, apoiando todo peso em um dos minúsculos pés da estátua, tornando-a extremamente suscetível a quedas, ou mesmo a quebrar no ato do manuseio da peça.

Pintura: Assim como todas as demais estátuas da Sideshow Collectibles, a figura foi pintada a mão. A pintura está fazendo jus a altíssima qualidade que encontramos nas peças da Sideshow Collectibles. Ao contrário das últimas experiências frustradas com rostos pelas quais a Sideshow vinha passando, o rosto da Jessica foi executado com primor. O cabelo na cor laranja, a sombra  azulada nos olhos – esses, devidamente verdes – e o batom vermelho emolduram o rosto de maneira perfeita. As luvas na cor roxa tem um leve efeito de “metalizado” que traz brilho as mesmas, destacando-as das demais partes da estátua. Como sou curioso (e compartilho essa informação com os pervertidos de plantão), tomei a liberdade de levantar o vestido de nossa querida Jessica e para minha felicidade (ou não), fui surpeendido pela equipe da Sideshow, a qual pintou com grande cuidado e atenção uma minúscula calcinha de tiras roxas e com as partes frontal e traseira em um tom violeta. Não foi dessa vez que vimos o que Roger Rabbit viu…

Articulações: Não possui.

Acessórios: A figura acompanha  como acessórios o pinguim garçom do Ink & Paint Club (devidamente boquiaberto com a beleza estonteante de Jessica) e sua base.

Roupa/Vestimenta: Como é de se esperar em uma estátua Premium Format, a peça mistura o trabalho das estátuas em resina com partes em tecido, que visa trazer mais realismo (e poeira) à peça. Confesso não ser um dos maiores adeptos dessa mistura, mas tenho que admitir que o resultado final, impressiona. Em meu entendimento, esse é o grande herói e, ao mesmo tempo, vilão da peça, o vestido. Confeccionado em tecido, minha primeira ressalva fica com relação ao corte da fenda do mesmo, que poderia ter sido melhor executada, deixando uma impressão melhor do que apenasum tecido que foi cortado aleatóriamente“. Mas esse “problema” é “fichinha” quando comparado ao amaldiçoadoglitter” que traz brilho ao vestido. Ele simplesmente vai grudar em suas mãos, seu expositor e vai estar lá, grudado em você quando você nem mesmo lembrar dele, e seus amigos todos vão pensar que você virou uma “drag queen”. Outro temor que isso me despertou é de que, um belo dia, o vestido perca todo seu brilho. Preocupante Sideshow, preocupante… Mas não podemos apenas reclamar, o caimento do vestido está perfeito, o decote da Jessica está extremamente generoso e ainda ganhamos a micro-calcinha de brinde.  As luvas e os sapatos apenas cumprem seu papel, nada mais.

Iluminação: Um dos pontos fortes e mais legais da peça, a base com iluminação (feita com 3 pilhas AA as quais acompanham a figura) traz enormecharme” a figura, as fotos falam por si.

Ano de Lançamento e Fabricante: 2012, Sideshow Collectibles.

Quantidade de peças produzidas: 750 (versão exclusiva, a qual acompanha arte conceito da peça) e 1.500 (versão regular).

Dimensões: 50,89cm (H) x 17,78cm (P) x 17,78cm (D); 5,4 Kg.

Escala: 1/4.

Artistas: Schu (escultura); Greg Mowry da Geppetto Productions (confecção das vestimentas); Mireya Romo-Bowen e Anthony Mestas (pintura); Jesse Lincoln, Chadwick Andersen e Michael Woodring (desenvolvimento) e Stanley Artgerm Lau do estúdio IFS (arte original).

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 324,99, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD450,00 e USD 500,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi adquirida em nossa loja parceira, a Toyshop Brasil.

Considerações Finais

Linda, sensual e uma peça de extremo bom gosto. Como mencionei anteriormente, a personagem povoa os sonhos masculinos e femininos, portanto, se você é do estilo pin-up ou mesmo de uma mulher-fatal, temos aqui um caso de “compra obrigatória“. Excepcional trabalho da Sideshow Collectibles. Aproveitem as toneladas de fotos, tirem suas conclusões e compartilhem conosco 🙂

Galeria de Imagens

 

Leave a reply