Personagem

Homem de Ferro (Iron Man, em inglês) é um personagem de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Sua identidade verdadeira é a do empresário e bilionário Anthony (ou “Tony”) Edward Stark. O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee em 1963, com projeto de Don Heck nos desenhos. A primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 (história publicada pela primeira vez no bem Heróis da TV #100).

Tony Stark, o Homem de Ferro, é um cientista e empresário genial, entrou no MIT com 15 anos para a graduação em engenharia de controle e automação e com 19 anos recebe o mestrado em Física e Engenharia de controle e automação. Nunca faltou dinheiro para seus projetos, pois herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando este faleceu em um acidente. Dada a sua juventude, criou para si um estilo playboy bilionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes.

Na versão inicial, durante a guerra do Vietnã, o inventor e industrial Tony Stark foi vítima de uma explosão de granada. Stark sobreviveu à explosão mas estilhaços do explosivo se alojaram próximo ao seu coração, ameaçando sua vida. Ele foi capturado e levado até o líder Wong Chu. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma. Tony não criou uma arma e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os captores. Preso com ele estava outro gênio, o professor Ho Yinsen. Stark revelou seu plano ao professor e Yinsen o ajudou.

Quando os homens de Wong Chu se aproximaram, o velho professor pegou uma metralhadora e foi fuzilado. Foi o tempo suficiente para que Stark se recuperasse e se acostumasse a usar a armadura que criaram. O Homem de Ferro enfrentou os guerrilheiros e os derrotou. Sua armadura resistia aos disparos contra ele. Wong Chu tentou fugir e o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse. Wong Chu foi morto e os prisioneiros libertados. Desde então Stark desenvolveu novas versões de sua armadura e adotou as cores vermelho e dourado como as padrões da armadura. Com o traje cada vez mais aperfeiçoado, Tony Stark passou a atuar como super-herói, combatendo toda a frota de inimigos dos Estados Unidos.

No começo de suas atuações, e para que ninguém desconfiasse, Stark espalhou o boato de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas. Nas aventuras dos anos 70 e 80, era comum heróis, vilões e coadjuvantes do Universo Marvel se referirem ao Homem de Ferro como “o lacaio de armadura“. Apenas seu motorista, Harold “Happy” Hogan, e sua secretária, Virginia “Pepper” Potts, sabiam da identidade secreta de Stark.

Ainda na versão original, Tony Stark colaborava com as forças armadas americanas, desenvolvendo armas e máquinas com o objetivo de usá-los na Guerra Fria. Seus inimigos frequentes eram os comunistas (russos, asiáticos ou latino americanos: pessoas que defendiam o comunismo/socialismo). Enfrentavam o Homem de Ferro rivais tecnológicos como o Dínamo Vermelho (ou Escarlate) e o primeiro Homem de Titânio. Ou espiões especiais como a Viúva Negra e o Espião Mestre. Duramente atacado na época da reação à Guerra do Vietnã, amenizou sua postura legal.

A Evolução da Armadura de Ferro – A armadura era baseada na então recente tecnologia dos transístores, que as vezes eram chamados de “transístores miniaturizados“. A principal arma era chamada de “raio repulsor“, expelido das palmas das mãos da armadura. Logo depois das primeiras histórias, Stan Lee ouviu opinião de alguns empregados da Marvel e resolveu tornar a aparência do herói mais agradável: mudou a cor da armadura para dourado, passando o Homem de Ferro a ser chamado durante algum tempo de “O Vingador Dourado.

As constantes inovações tecnológicas levaram o traje a ser sempre modificado em sua aparência. Dos transistores iniciais, ele agora se baseia em chips e nanotecnologia. Várias versões da armadura foram criadas para situações específicas, como uma versão espacial, e outras para fins de espionagem e atuações submarinas sob grande pressão. Houve duas bem específicas: uma gigante, usada para caçar o Hulk; e outra confeccionada especificamente para funcionar com a energia de uma pedra Asgardiana. Em 2005, a armadura do Homem de Ferroestava em sua 49ª versão, apesar de que muitas das versões anteriores apresentavam apenas pequenas alterações. Em 2008 foi alterada novamente, para que no filme aparecesse reluzente.

Seu traje possui vários aspectos tecnológicos. A armadura é a testemunha da genialidade de seu criador. A parte interior é revestida de titânio com ouro, sendo enriquecida por um campo magnético. Geralmente, ela é guardada dentro da sala executiva de Stark, num compartimento secreto. Possui diversos equipamentos (computador de navegação, diversos tipos de sensores, sistemas de iluminação, emissores de pulso eletromagnético, sonar, disruptor sônico, compartimentos de reserva de hidrônio), entre muitos outros apetrechos. A maioria dessas habilidades não estavam presentes no traje original do Homem de Ferro, datado de 1963. Após a injeção do vírus Extremis, Tony Stark ganhou vários novos poderes: força e velocidade sobre-humana, e com um dos upgrades que ele fez nele mesmo, pode se conectar em qualquer rede, incluindo satélites, celulares, etc., ou seja, ele “enxerga” com a mesma precisão de um satélite.

FonteWikipedia

Detalhes da Peça

Embalagem: Confesso que é praticamente impossível não fazer uma comparação da embalagem do produto da Iron Studios com aquela dos produtos da Sideshow Collectibles e isso não é, necessariamente, algo ruim. O formato mostrou-se bastante eficiente e, por qual razão, não repetir uma fórmula de sucesso? Até a tradicional caixa de papelão para revestimento externo lembra a utilizada pela Sideshow, porém, com um trabalho mais bem elaborado, trazendo os logos do estúdio e também, da importadora, a Pizii Toys. Encontramos aqui o velho esquema composto por embalagem de papelão (posso estar sendo leviano, porém, achei que a gramatura utilizada pela Iron Studios é levemente menor do que a utilizada pela Sideshow), com arte temática de acordo com o personagem. A caixa do personagem é ENORME (tinha pensado em ir buscar a figura na loja utilizando Metro, mas por sorte acabei indo de carro e, nessas horas, é ótimo ser proprietário de um feioso Logan com seu enorme porta-malas). A arte da caixa remete a chapas de metal (hummm Homem de Ferro…) com uma série de rebites; na parte frontal temos uma chapa perfurada (c0mo se a ideia fosse de um “respiradouro“) com o nome da armaduraMARK XLIIgravado, nas duas laterais é possível ver a logomarca das “Stark Industries” e na parte traseira, temos uma montagem da peça com uma imagem da sala de armaduras vista no filme Iron Man 3 e um breve descritivo da peça; na parte superior novamente encontramos a chapa de metal com rebites, bem como na parte inferior, com a diferença que na base temos várias informações incluindo a sua numeração. As peças vem protegidas individualmente por sacos plásticos e depois encaixadas no molde de isopor que evita que a mesma fique solta na caixa. Primeiro ponto da Iron Studios!

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (1)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (2)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (3)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (4)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (5)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (7)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (8)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (9)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (10)

Escultura: Um dos pontos fortes e, ao mesmo tempo, fracos da peçaconfuso não? A primeira coisa que devemos ter em mente aqui é a complexidade de se recriar uma armadura cheia de pequenas partes, encaixes, etc.; e essa tarefa não é fácil de ser executada. Meu primeiro contato com peças do Homem de Ferro foi por meio dos monstruosos trabalhos executados pela Hot Toys (e que não tem nada que ver com a proposta da Iron Studios) mas, talvez, isso tenha deixado meu padrão, no que diz relação a expectativas, “muito elevado“. A figura foi esculpida de maneira inteiriça e representa a cena clássica do filme onde ele veste a armadura MARK XLII pela primeira vez. Os detalhes são representados com maestria, inclusive algumas engrenagens no ombro, porém o que me causou uma certa “ impressão” é o efeito utilizado para simular a junção entre as partes da carapaça da armadura que a impressão que os recortes foram feitos com um lápis preto número 2 (e novamente digo, essa é a minha impressão). Acredito que a Iron Studios possa vir a melhorar essa técnica nos seus próximos produtos, afinal, para a primeira execução de um projeto dessa magnitude, o resultado final é, no entanto, muito satisfatório e não faz feio a muitas grandes produtoras já presentes no mercado. Segundo informações do fabricante a base (da sala de armaduras) foi feita com base nos projetos originais do filme, apresentando ainda o efeito de light-up (iluminação). Como já mencionei anteriormente, a escultura da peça é praticamente inteiriça, sendo composta de: um (1) corpo e uma (1) base.

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (11)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (12)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (13)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (14)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (15)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (16)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (17)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (33)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (89)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (92)

Pintura: Uma armadura de metal nos remete a pintura de um automóvel (e por essa razão o fabricante utilizou pintura automotiva) mas… ninguém quer comprar um carro com uma pintura que não seja uniforme, homogênea… por essa mesma razão que as montadoras utilizam câmaras de pintura eletrostática e, os funileiros, compressores, para manter a uniformidade do acabamento. Eu não acompanhei o processo de finalização das peças, mas o resultado final dá a entender que as mesmas foram pintadas com pincéis, deixando o acabamento diferente em diversos pontos. As cores poderiam ser um pouco mais “fortes“, em especial, o dourado (achei ele muitoapagado“). Os pontos com engrenagem aparente, na cor prata, parecem estar sujos, com manchas negras, agora não sei dizer se isso foi um erro de acabamento ou a intenção era de simular manchas de óleo. Realmente o Iron Studios vai precisar dedicar mais atenção a esse ponto se quiser fazer frente aos outros “players” do mercado.

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (35)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (40)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (42)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (70)

Articulações: Não possui.

Acessórios: A figura não acompanha acessórios. No entanto, a fabricante incluiu um envelope negro contendo um certificado de autenticidade (com uma litografia do personagem no verso do mesmo) e uma série de adesivos.

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (107)

Light Up: Outro ponto forte da peça e, basicamente, não tinha como errar. Iluminar os reatores (mãos, pés, peito e olhos) e a base, simples, eficiente e muito bem executado. A iluminação é feita em luz branca e alimentada por 3 pilhas AA.

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (73)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (74)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (75)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (76)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (77)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (78)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (80)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (84)

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (86)

Ano de Lançamento e Fabricante: 2013, Iron Studios.

Quantidade de peças produzidas: 750.

Iron_Man_Mark_42_Iron_Studios_Legacy_Replica_ToyReview.com (93)

Dimensões: 32 cm (H) x 38 cm (P) x 38 cm (D); 5,34 Kg.

Escala: 1/4.

Valor: na data de lançamento o valor da peça sugerido pelo fabricante era de  BRL 799,99.

Comprar:  a figura utilizada nesse review foi adquirida diretamente em nossas lojas parceiras.

Considerações Finais

Uma figura de uma personagem extremamente popular e que tinha tudo para vingar mas, ainda falta maturidade no acabamento do produto oferecido pela Iron Studios e, por mais que suas intenções sejam boas, caso ela não venha a melhorar a qualidade final, os consumidores procurarão por alternativas mais condizentes com relação ao custo x benefício (no fim, ainda é melhor pagar um pouco mais caro, desde que o produto tenha uma qualidade superior). Vou dizer que o produto condiz com seu custo, mas, com relação a proposta original, ainda temos muito espaço para melhorias. Espero que a Iron Studios continue com o bom trabalho e traga, cada vez mais, produtos com uma qualidade superior ao mercado brasileiro – tão carente, mas, nem de longe, cego.

Galeria de Imagens

 

 

Leave a reply