Personagem

Gambit (Remy LeBeau) é um personagem fictício da Marvel Comics, super-herói integrante dos X-Men. Criado por Chris Claremont e Jim Lee, o personagem teve sua primeira aparição em Uncanny X-Men #266 (Agosto de 1990). Um mutante, Gambit possui a habilidade de manipular energia cinética. Ele também é habilidoso em arremesso de cartas, luta corporal, e no uso de um cajado. E também um exímio jogador de poker.

Um ladrão profissional, poucos X-Men confiaram em Gambit quando ele primeiramente se uniu ao grupo, e uma fonte de tensão entre ele e seu interesse amoroso de longa data Vampira. Isso foi exacerbado quando suas ligações com o vilão Sr. Sinistro foram reveladas, entretanto alguns de seus colegas de time aceitaram que Gambit honestamente busca redenção. Gambit tem mostrado um lado seu mais vulnerável ao longo dos anos, principalmente quando se trata de Vampira.

Uma das características que o define é que ele era fumante, assim como Wolverine. Porém, com a política anti-tabagismo da Marvel, essa características desapareceu por completo. Apesar de não ter aparecido nos três primeiros filmes dos X-Men, Gambit finalmente aparecereu no X-Men Origins: Wolverine, no qual foi interpretado por Taylor Kitsch. O criador Chris Claremont sempre esteve responsável pela dramaturgia na infância de Remi desde a sua adoção até sua ligação aos carrascos com Nathaniell Essex (Sr. Sinistro). Esta é a colaboração de Ondenkir Kohler sobre detalhes com respeito a mutação de Gambit, ainda na sala de parto.

Uma de suas marcas registradas é o arremesso de cartas de baralho em seus oponentes, sendo a Dama de Copas sua carta favorita, carregando cada carta e as transformando em armas mortais. Seus outros truques incluem ter carregado um maço de goma de mascar quando ele estava totalmente preso e energizando o chão de um quarto inteiro, fazendo com que ele explodisse com grande força. Ele também usa cravos e facas que ele carrega com seus poderes e os lança em seus oponentes.

As habilidades de Gambit incluem agilidade sobre-humana, equilíbrio, resistência, durabilidade, flexibilidade, precisão, reflexo/reação, velocidade, agilidade incrível, força aprimorada, possuindo todos os atributos físicos de um corpo humano naturalmente desenvolvido para constante movimento como um gerador vivo de energias bio-cinéticas. Isso também provoca interferência estática ao seu redor o tornando imune a intromissão de telepatas, e ao ponto máximo dos seus poderes, isso aumentou tornando-se uma aura bio-cinética ambiente constante ao redor do seu corpo que neutralizava todos os outros poderes mutantes com o contato físico direto com ele, permitindo que ele tocasse em Vampira.

Gambit possui um engenhoso charme hipnotizante. Ele consegue fazer com que as pessoas acreditem que o que ele diz é verdade e que adiram a sua vontade usando a fala, apesar de algumas mentes terem se mostrado imunes a seu charme. Já foi dito que a pessoa não pode saber do charme para que ele funcione. Foi teorizado nos guias da Marvel que Gambit é capaz disso carregando matéria cerebral do indivíduo em questão. Gambit geralmente usa um traje com uma armadura altamente leve e articulada e sua arma escolhida é um cajado de metal telescópico. Ele foi treinado em artes marciais, particularmente em boxe francês ou savate, que combinado com seu treinamento no Clã dos Ladrões e habilidades mutantes naturais, faz dele um combatente sobre-humano. Ele é um excelente combatente corpo a corpo, utilizando técnicas de luta de rua e acrobacia.

Na adolescência, Gambit era capaz de controlar todas as formas de energia cinética, permitindo com que ele carregasse qualquer material apenas olhando para ele usando apenas o pensamento, mas sua falta de controle fez com que ele pedisse ajuda ao Sr. Sinistro. Sinistro extirpou a parte de seu cérebro responsável por seus poderes mutantes. Mais tarde, ele retornou ao Sinistro enquanto no passado, e teve sua matéria cinzenta cirurgicamente reimplantada, restaurando suas habilidades ao seu potencial máximo (o que permitiu com que ele retornasse ao presente se transformando em energia viva) até que ele as perdeu lutando contra New Sun. De qualquer modo, no próximo “pulo” de sua mutação por Sábia, que restaurou seus poderes, deixando a possibilidade de que ele algum dia possa recuperar o máximo de seus poderes.

Enquanto Gambit estava cego, foi mostrado que ele possuía a habilidade de prever eventos futuros usando suas cartas de baralho através da leitura de tarô. Depois de Sábia tê-lo ajudado a restaurar sua visão, provavelmente por ter aberto estágios mais avançados de sua mutação então ele poderia se curar (estimulando sua própria atividade celular) assim como ele já fizera uma vez (quando seu tórax foi perfurado num jogo na Sala de Perigo), mas ele ainda não demonstrou essa habilidade novamente. Como Cavaleiro da Morte, Gambit mostrou o poder de converter materiais inertes em substâncias tóxicas, como transformar ar em gases venenosos e também a habilidade de ingerir doenças e pragas, poderes semelhantes com os de Pestilência (Polaris). Ele não manifestou seus poderes de Morte/Gambit desde que ressurgiu como membro dos Carrascos de Sinistro. Gambit é fluente em vários idiomas, principalmente inglês e francês, os quais ele usa com mais frequência.

FonteWikipedia

Detalhes da Peça

Embalagem: Mais uma vez temos o esquema compost0 por uma embalagem de papelão, com fotos reais do personagem. A caixa é uma das menores entre os Premium Formatsresenhados aqui no site. Na parte frontal, temos o logotipo estilizado do personagem, além de uma combinação entre uma imagem real da peça e um efeito de “photoshop” simulando energia cinética na carta que o Gambit está prestes a arremessar. Na lateral direita temos essa mesma combinação de foto real da peça com uma manipulação digital. Já na lateral esquerda é possível encontrar um breve histórico sobre o personagem. Na parte traseira, novamente uma foto real da peça e, por fim, na tampa, uma bela ilustração desse famoso ladrão, juntamente com o logotipo estilizado do mesmo.As peças vem protegidas individualmente por pedaços de espuma e um material similar aquele que encontramos protegendo as telas de televisores e monitores, feito isso, as partes são encaixadas no isopor, propiciando a proteção adequada para o frágil material do qual a estátua é feita (resina cold-cast).

Gambit (1)

Gambit (2)

Gambit (4)

Gambit (3)

Gambit (5)

Gambit (7)

Gambit (10)

Gambit (9)

Escultura: A pose escolhida para o personagem traz a vida uma das poses mais famosasvistas nos quadrinhos – uma posição de base com um dos braços segurando seu bastão telescópico e outro braço devidamente erguido preparado para o lançamento de uma carta devidamente energizada. O uniforme clássico está lá com todos os detalhes, cuidadosamente esculpidos. A figura acompanha duas cabeças (ambas muito bem esculpidas) para exibição, uma mais “clássica” com direito a cigarro e cabelos curtos e um visual mais “moderno“, de cabelos longos. A base segue o padrão de outras figuras dos X-Men com o tradicionalX” em vermelho e preto. A escultura da peça é praticamente inteiriça, sendo composta de: um (1) corpo com braço esquerdo; um (1) braço e antebraço direito com carta, uma (1) cabeça com cabelos curtos e cigarro, uma (1) cabeça com cabelos longos, um (1) bastão e uma (1) base.

Gambit (11)

Gambit (12)

Gambit (13)

Gambit (14)

Gambit (31)

Gambit (32)

Gambit (33)

Gambit (45)

Gambit (74)

Gambit (8)

Pintura: Uma das melhores pinturas de uma Premium Format já realizadas (em minha opinião). Os detalhes no uniforme, na carta e no rostodemonstram todo o potencial da peça.

Gambit (38)

Gambit (29)

Gambit (37)

Gambit (50)

Articulações: Não possui.

Acessórios: A figura não acompanha acessórios (somente um sobretudo e um bastão – além da já mencionada cabeça adicional).

Gambit (21)

Roupa/Vestimenta: Escolha muito feliz a da Sideshow Collectibles em retratar o personagem com o famoso uniforme clássico imortalizado no início da década 1990.  Os detalhes da armadura peitoral foram retratados com exatidão e riqueza de detalhes. Na calça é possível ver algumas pequenas placas em material levemente reflexível. As botas foram minuciosamente esculpidas, com cada uma das camadas devidamente delineada, além de pequenos cravos em sua sola.  O famoso sobretudo em tecido vem fechar com chave de ouro a execução da peça. “Primoroso” foi o trabalho realizado pela Sideshow nessa peça.

Gambit (41)   Gambit (56)

Gambit (57)

Gambit (59)

Gambit (70)

Gambit (30)

Gambit (24)

Gambit (25)

Ano de Lançamento e Fabricante: 2010, Sideshow Collectibles.

Quantidade de peças produzidas: 750 (versão exclusive, a qual acompanha mão com carta carregada de energia) e 1.000 (versão regular).

Gambit (78)

Dimensões: 50,80 cm (H) x 45,72 cm (P) x 45,72 cm (D); 6,8 Kg.

Escala: 1/4.

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 284,99, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD 1.000,00USD 1.500,00.

Onde Comprar:  a figura utilizada nesse review foi adquirida diretamente de um colecionador no exterior, mas vale dar uma conferida em nossa loja parceira, a Toyshop Brasil.

Considerações Finais

Lembro-me de ter visto essa figura pela primeira vez em um evento Expo-Coleções em 2010 e achei a mesma sensacional (porém era totalmente fora do foco de minha coleção na época). Anos mais tarde, decidi colecionar todos Premium Formats dos X-Men e o susto foi grande ao ver o quanto essa figura havia valorizado. E não é para menos. A escultura, pintura, detalhes, tudo aqui é primoroso e retrata Gambit em seu melhor momento (ainda mais com a cabeça com o cigarro). Um item mais do que recomendado a todos os colecionadores!

Galeria de Imagens

 

Leave a reply