Personagem

Elvis Aaron Presley (nascido em East Tupelo8 de janeiro de 1935 — falecido em Memphis16 de agosto de 1977) foi um famoso músico ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistasnotas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX.

Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country rhythm and blues.

Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX.Entre seus sucessos musicais podemos destacar “Hound Dog“, “Don’t Be Cruel“, “Love me Tender“, “All Shook up“, “Teddy Bear“, “Jailhouse Rock“, “It’s Now Or Never“, “Can´t Help Falling In Love“, “Surrender“, “Crying In The Chapel“, “Mystery Train“, “In The Ghetto“, “Suspicious Minds“, “Don’t Cry Daddy“, “The Wonder Of You“, “An American Trilogy“, “Burning Love“, “My Boy” e “Moody Blue“. Na Europa, canções como “Wooden Heart“, “You Don’t Have To Say You Love Me“, “My Boy” e “Moody Blue” fizeram sucesso. Particulamente no Brasil, foram bem-sucedidas as canções “Kiss Me Quick“, “Bossa Nova Baby“, “Bridge Over Troubled Water“.

Após sua morte, novos sucessos advieram, como “Way Down” (logo após seu falecimento), “Always On My Mind“, “Guitar Man“, “A Little Less Conversation” e “Rubberneckin“. Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de “hits” nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo.

Detalhes da Peça

Embalagem: Nesse primeiro quesito aqui analisado, posso dizer que a joint-venture da Kotobukiya com a Enterbay em nada deixa a desejar quando comparada com outras grandes fabricantes do segmento 1/6, como a Hot Toys. A parte externa da embalagem apresenta uma ilustração similar a uma pintura a óleo retratando Elvis cantando com sua guitarra elétrica, sua assinatura (ou autógrafo, como preferirem) e o número 35 (em alusão ao ano de nascimento do Rei). Nas laterais é mantido o padrão da pintura, dando continuidade a imagem ilustrada na parte frontal e, por fim, na parte traseira, mais algumas imagens da peça real, o logo fazendo menção ao ano de nascimento de Presley e uma lista descrevendo os itens inclusos em japonês – e como meu nihongo anda muito enferrujado, vou pular esta parte e deixar para me arriscar apenas mais a frente. Ao removermos a tampa da caixa, encontramos uma espécie de “estojo“, o qual, ao abrirmos, no lado esquerdo encontramos todos os acessórios da figura enquanto, no lado direito, devidamente acondicionada em espuma protetora, a figura de Elvis. Se o propósito aqui fosse dar notas a cada um dos quesitos, sem sombra de dúvida já teria dado meu primeiro “10” nessa análise.

Escultura: Uma vez que mais de 90% da figura está coberta por roupas, o interessante aqui é analisar o quão fiel a empresa fabricante conseguiu ser ao representar a face do Rei. E uma vez mais a união dessas duas grandes empresas prova trazer bons frutos. A qualidade do cabelo, as costeletas, as marcas de expressão, rugas, o olhar vazio, tudo isso  foi perfeitamente retratado pelo trabalho dos escultores da peça, ou seja, o “headsculpt” está sensacional, pecando apenas por ter algumas rebarbas no cabelo, na parte central da cabeça, diretamente acima das orelhas, mas nada que tire o brilho de tudo o que mencionei anteriormente. Outro ponto de atenção da peça são as mãos, que, apesar de bem retratadas, poderiam ter tido um pouco mais de atenção dedicada em sua finalização, muitas vezes parecem até mesmo, grosseiras, quando comparadas a qualidade da escultura empregada na cabeça de Elvis. Vale mencionar a atenção aos detalhes nos anéis presentes em ambas as mãos do Rei.

Pintura: Assim como mencionado no tópico anterior, grande parte da figura se encontra coberta pelas vestimentas, então sobram poucos - porém importantesdetalhes  os quais acabam por carecer de uma pintura mais elaborada, e no caso do Rei, se tratam do rosto e mãos. Nesse ponto, posso afirmar que a pintura é muito bem elaborada, cumprindo com louvor o seu papel. Nada de borrões ou linhas que deveriam ter sido pintadas e não foram, realmente o trabalho das duas produtorasKotobukiya & Enterbay – consegue firmar-se em um patamar a altura dos grandes trabalhos da Hot Toys, embora, mais uma vez, devo dizer que as mãos mereciam melhor atenção, porém, salvam-se pela qualidade da pintura dos anéis. A profundidade empregada nos olhos, as rugas e marcas de expressão também é um ponto forte da peça. Os demais itens tem uma pintura excepcional, talvez pelo fato de que, de modo geral, as peças sejam fabricadas na sua cor final (ex: amplificador em preto, etc.).

Articulações: A figura apresenta todas as articulações comuns a todas as figuras de 1/6 encontradas no mercado (aproximadamente 30 pontos de articulação), mas, embora a figura te possibilite todas essas articulações, poucas serão utilizadas, por uma razão simples, a roupa do Elvis é toda confeccionada em couro, fazendo com que a gama de poses nas quais você pode apresentar a figura, acabe por tornar-se bem reduzida, sendo muitas vezes complicado de colocar a mesma em poses mais simplestocando a guitarra por exemplo – mas nada fora do comum, ou que estrague a grandiosidade da peça (as pernas em particulas são extremamente rígidasvirilha).  Para aquilo que a figura se presta, está mais do que suficiente. Acredito que isso que vá escrever agora, se encaixe melhor dentro deste tópico de articulações, então, cabe aqui minha reclamação: as mãos intercambiáveis adicionais que acompanham a peça que, por alguma razão desconhecida, acabam por ter furos menores do que os necessários para acoplar os pinos que acompanham as mãos originais, tornando essa mudança de mãos uma tarefa arriscada até para os mais experientes colecionadores de figuras 1/6 e, diga-se de passagem, conseguir esses pinos para reposição - sem falar quando eles quebram dentro de alguma das peças – pode ser uma tarefa árdua e muitas vezes, extremamente cara.

Acessórios: Uma figura completa no quesisto acessórios. Começando pela base que simula um mini palco – em lajotas brancas com laterais vermelhas –  com o nome de Elvis Presley em uma placa de metal prateada, de extremo bom gosto. Soma-se a isso ainda os instrumentos que não poderiam faltar ao Rei: um pedestal para microfone (com fio, e que destaca do pedestal, permitindo performances mais intimistas), amplificador, correia para a guitarra e, a não menos famosa – e imortalizada pelo Reiguitarra Gibson ES-175. Também acompanha a figura dois pares de mãos, sendo um deles para tocar guitarra – a mão tem uma palheta embutida – e outra para empunhar o microfone, além disso, um suporte na cor preta para manter a figura ereta, caso seja necessário.

Roupa/Vestimenta: O cojunto em couro está perfeito, com extremo nível de qualidade nas calças e jaqueta de couro. As botas também possuem grande detalhamento, menção honrosa para o relógio do Rei, com pulseira de couro. Primoroso trabalho, não preciso dizer muito mais além disso.


Ano de Lançamento e Fabricante: 2012, Kotobukiya & Enterbay.

Dimensões: 30cm; 2Kg.

Escala: 1/6.

Valor: Atualmente você encontra a figura por R$ 699,99.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi fornecida por nossa loja parceira, a Toyshop Brasil (não se esqueça de solicitar seu cupom de desconto aqui).

Considerações Finais:

Uma união de duas gigantes do segmento de colecionáveisKotobukiya & Enterbay – que promete trazer ótimos frutos aos colecionadores. Uma homenagem singular ao artista que revolucionou o Rock como conhecemos hoje e será sempre um eterno ícone. Uma belíssima aquisição para os fãs do Rei, para os colecionadores e peça indispensável aos amantes da música – talvez, a peça mais bem-feita até hoje feita em memória de um artista.

Galeria de Imagens

 

Leave a reply