Personagem

A melhor maneira de introduzir a personagem Elvira, é começar falando um pouco sobre a atriz por trás da mesma, Cassandra Peterson. Nascida em Manhattan, Kansas em 1951, Peterson cresceu perto de Randolph, até que a área foi inundada para criar Tuttle Creek Reservoir, sua família mudou-se para Colorado Springs, Colorado. De acordo com uma entrevista de 2011, Peterson afirma que quando era criança, enquanto outras meninas estavam ocupadas com bonecas Barbie, ela era mais fascinada pelo terror, com brinquedos do tema. Durante a sua adolescência Peterson trabalhou como dançarina go-go em um bar gay local. Ela se formou em Geral J. Palmer William High School em 1969. Dias depois de formada, dirigiu até Las Vegas, Nevada, onde se tornou uma dançarina e conheceu Elvis Presley. Em 1971 teve um pequeno papel como uma dançarina no filme 007, Diamonds Are Forever (007, Os Diamantes são Eternos). Interpretou uma dançarina de topless em The Working Girls (1974). Supostamente posou para a capa do álbum de Tom Waits, de 1976, Small Change. Esta história é, aparentemente, não verificada, no entanto, como Peterson, desde então, o descreveu como “um mistério gigante“, alegando que, apesar de ela não ter memória do evento, a imagem se parece bastante com ela; que sente “quase certeza” se tratar de si. É vegetariana e já apareceu em um anúncio de Halloween com temática cómica para PETA promover uma dieta vegetariana. Uma dica aos mais “animadinhos“… a atrizposou para a Playboy americana e –  hummmm – é ruiva “original de fábrica“.

A personagem ficou famosa no Brasil devido a um filme que passou exaustivamente na “Sessão da Tarde“, filmado no ano de 1988Elvira, Mistress of the Dark (“Elvira: A Rainha das Trevas“, no Brasil) é um filme dirigido por James SignorelliCassandra Peterson faz novamente nele seu papel de Elvira, apresentadora de um programa de terror, em seu primeiro filme. O roteiro foi escrito por Peterson, John Paragon e Sam Egan. A trilha sonora original foi composta por James B. CampbellElvira (Cassandra Peterson) é a anfitriã de um programa de baixo orçamento sobre filmes de terror (no melhor estilo “Contos da Cripta”), mas tudo pode mudar quando ela herda da tia Morgana (Cassandra Peterson) uma velha mansão em Fallwell, Massachusetts, uma pequena cidade com apenas 1313 habitantes. Ela sonha em vender a casa e ir para Las Vegas, mas encontra dois sérios problemas: o primeiro são os adultos da cidade, que ficam espantados com o modo de como ela se veste e se comporta. Liderados por Chastity Pariah (Edie McClurg), eles fazem forte oposição à presença de Elvira na localidade. O segundo problema é Vincent Talbot (William Morgan Sheppard), um tio de Elvira que não herdou nada, mas deseja obter de qualquer maneira um “livro de receitas” que também foi herdado por Elvira, que dará a ele imensos poderes para fazer diversos tipos de bruxarias. Apos o grande sucesso do filme produziram 30 episódios da série que levava o nome da protagonistaElvira: a Rainha das Trevas” que não obteve tanto sucesso como o filme.

Vamos então a uma das mais aguardadas análises da história desse site!

FonteWikipedia

Detalhes da Peça

Embalagem: Como de praxe nas embalagens de estátuas produzidas pela Sideshow Collectibles, essa não poderia fugir a regra, sendo composta por uma embalagem de papelão, com arte temática de acordo com o personagem. Nesse caso, temos uma enorme caixa negra que, na parte frontal e laterais  temos um bando de morcegos voando em torno do nome da personagem, estilizado com letras que lembram um filmeB” de terror. Na parte traseira temos uma foto real da peça. As peças vêm todas protegidas individualmente  em pequenos sacos plásticos, depois todas as partes são encaixadas no isopor, propiciando a proteção adequada para o material da estátua (resina cold-cast). Nada fora do comum.

Escultura: A escultura desta Premium Format (estátua em “mixed media“, ou seja, que combina elementos como resinatecido e metais) está impecável e cheia de detalhes. Desde as pequenas dobras de um tornozelo flexionado, a pinta no rosto, os anéis, pulseiras e até mesmo o detalhe das pequenas fitas e laços da cinta liga, tudo está lá, muito bem representado e primorosamente esculpido. Um ponto que chama muita atenção, até mesmo pelo seu tamanho e peso, é a base da figura. Composta por um altar de pedra com velas e crânio, onde jaz um enorme caixão negro – com um também enorme morcego em sua parte traseira – com seu interior trabalhado de maneira a lembrar almofadas de cetim. Os puxadores/alças do caixão também estão muito bem executadas, lembrando metal. Uma pena que a escultura, devido a necessidade de fixar a peça a base, faz com que praticamente um dos lados dos tentadores glúteos de nossa anfitriã favorita fosse quase que totalmente substituído por um buraco de “encaixe“.  Em compensação, os volumosos seios da personagem marcam presença – uma pena que aqui temos o mesmodefeito” que já comentei na Comiquette da Scarlet Witch (veja aqui), existe uma espécie de “junção” entre os seios, que tira um pouco da beleza da peça. Nem tudo pode ser perfeito.

Pintura: Assim como todas as demais estátuas da Sideshow Collectibles, a figura foi pintada a mão. A pintura cumpre seu papel com primor. Os grandes destaques da pintura em minha opinião, ficam por conta da calcinha (que é inteiramente pintada e simula “renda”) e o rosto, que está com a maquiagem muito suave e bem executada, sem borrões e afins (parece que a Sideshow Colelctibles aprendeu com os erros da Vampira Premium Format – veja aqui).

Articulações: Não possui.

Acessórios: A figura acompanha  como acessório somente a camisola que pode ser removida da personagem.

Roupa/Vestimenta: Dessa vez a Sideshow Collectibles decidiu apostar as suas fichas em uma versão mais “sexy” da vestimenta da personagem, abandonando o já famoso e tradicional vestido longo negro com generoso decote por uma camisola transparente, lingerie trabalhada e cinta-liga com meias 3/4 –  uma ótima escolha, diga-se de passagem. A única parte a qual é realmente em tecido é a camisola, a qual pode ser removida, deixando nossa anfitriã mais “a vontade“. Ao removermos a camisola, podemos ver alguns detalhes os quais estavam escondidos, como o sutiã com desenhos que lembram as tramas de uma teia de aranha. Como já comentei anteriormente, a calcinha é pintada, assim como as meias (que, poderiam ter sido feitas em tecido, a famosameia-arrastão“). A personagem ainda traz uma série de adereços, como anéis e pulseiras e sapatos de salto alto em verniz negro.

Ano de Lançamento e Fabricante: 2013, Sideshow Collectibles.

Quantidade de peças produzidas: 250 (versão exclusive, a qual acompanha segunda mão com adaga) e 750 (versão regular).

Dimensões: 50,80 cm (H) x 22,86cm (P) x 20,32 cm (D); 7,71 Kg.

Escala: 1/4.

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 349,99, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD 400,00USD 800,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi adquirida em nossa loja parceira, a Toyshop Brasil.

Considerações Finais

Como mencionei no começo do review, talvez essa tenha sido a análise mais esperada da história desse site. E não é para menos. Elvira é o ícone de uma geração onde não havia censura por idade, ou onde crianças não podiam ver filmes de terror. Elvira eternizou um show de burlesco em plenaSessão da Tarde” e ninguém virou um tarado, pervertido ou maníaco sexual por causa disso (eu acho). Dona de um belo par de olhos (e de seios) tornou-se a musa dos filmesB” de terror e quem aqui não adoraria ter “sonhos desagradáveis” com ela? A peça quando foi anunciada, me deixou em dúvida, pois a Sideshow já havia lançado duas outras estátuas da personagem, inclusive uma delas sendo também uma Premium Format (com o visual “clássico” e estilo mais “cartoon“). Vendo a figura ao vivo, não posso negar que fiquei extremamente impressionado – embora ainda acredito que faltou um pouco mais de realismo no rosto, para chegar no resultado de termos Cassandra Peterson em nossas casas. De um modo geral, a surpresa foi positiva e recomendo a peça a todos os fãs da personagem e adoradores de filmes de terrorB“. Sonhos desagradáveis para todos vocês!

Galeria de Imagens

 

Leave a reply