Personagem

Gregory House, ou simplesmente House, é o anti-herói e personagem principal do seriado de TV americano homônimo, sendo interpretado pelo ator britânico Hugh Laurie (ator, músico multi instrumentista e escritor). Criado por David Shore (e tendo sua primeira aparição no piloto da série em 2005), House é o chefe do departamento de Medicina diagnóstica no fictício hospital escola de Princenton-Plainsboro em New Jersey, onde, por ventura, lidera um time de diagnosticadores. O personagem de House é comumente descrito como “misantropo”, “cínico”, “narcisista” e “rabugento”.

Na série, as abordagens de diagnóstico “não-ortodoxas” do personagem, motivos terapêuticos radicais, e racionalidade forte resultam em muitos conflitos entre ele e seus colegas. House também é conhecido pela sua falta de simpatia com os pacientes, tida como um artifício para lhe garantir mais tempo para solucionar enigmas patológicos. O personagem é parcialmente inspirado por Sherlock Holmes. Parte do enredo da série gira em torno do uso freqüente do medicamento Vicodin (um dos nomes comerciais da substância Dimeticona) pelo personagem, com o intuito de controlar a dor decorrente de um infarto do músculo quadríceps (na coxa) alguns anos antes, que o obriga a andar com a ajuda de uma bengala. Esse vício em Vicodin é também um dos muitos paralelos com Sherlock Holmes, que era um usuário habitual de cocaína.

Ao longo dos anos a série (e o seu personagem principal) receberam inúmeras resenhas positivas, sendo tido como “o personagem mais eletrizante a chegar na TV nos últimos anos” – declaração essa feita por Tom Shales do periódico The Washington Post. No ano de 2008 o Dr. House foi eleito o segundo médico mais sexy da TV, ficando atrás apenas do Dr. Doug Ross, interpretado por George Clooney na série E.R. (que ficou conhecida como Plantão Médico aqui no Brasil). Hugh Laurie ganhou uma série de premiações em virtude de sua atuação, incluindo dois Globos de Ouro como melhor ator em uma série televisa de drama e o Screen Actos Guild Award de melhor ator em uma série de drama. Laurie também foi indicado ao Emmy nos anos de 2005, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011.

Detalhes da Peça

Embalagem

Essa é a segunda peça lançada pela Golem Creation e, confesso que a empresa faz embalagens simples, relativamente pequenas e que acomodam de maneira devida os pequenos bustos que produz. A arte/ilustração da caixa é uma reprodução fiel da caricatura a qual serviu de base para a peça. No mais, aquele “velho esquema” se faz presente: caixa de papelão, isopor e plástico protegendo a peça.

Escultura

Bom, devemos levar em conta que essa é a segunda peça produzida por essa compania francesa (a primeira foi um busto de Luciano Pavarotti – já esgotado) e, em linhas gerais, o trabalho é muito bem executado, com detalhes bem legais (como a barba), o efeito de produndidade nos olhos (que dão a impressão de terem uma parte vítrea recobrindo a íris e pupila, e que logo percebemos ser uma ilusão gerada, pois essas partes são feitas em cavidades, gerando essa “falsa”, porém muito boa, impressão). É importante frisar que é uma escultura de execução mais “simples”, pois baseia-se em uma caricatura e não em um ser humano “real”, facilitando assim o trabalho do escultor e permitindo certos “erros” de anatomia que não seriam tolerados em uma figura mais “realista”. A escultura do rosto tem uma plasticidade muito boa, a qual reflete todo cinismo e sarcasmo do personagem em um sorriso meio “de lado”. A base é bem “clássica”, lembrando os bustos que encontramos em lojas de música com as feições dos compositores clássicos.

Pintura

Ponto forte da figura. A pintura quase não possui falhas e capricha na coloração da pele, cabelos, olhos e roupas. A pintura da barba também está executada com muita habilidade. Assim como nas peças de fabricantes renomados (Neca, Sideshow Collectibles, etc.) o padrão de qualidade é elevado e, apesar de seu pequeno porte, a Golem Creation não fica devendo em nada para os grandes “players” do mercado.

Articulações

Não possui (é um busto).

Acessórios

A figura não acompanha acessórios, somente as um par de cartões magnéticos / imãs de geladeira  – e, sendo bem sincero, foi uma grata surpresa descobrir – ao receber a figura – que havia outro item do personagem na caixa que não o próprio busto.

Roupa/Vestimenta

O trabalho realizado na concepção desse busto retrata os trajes típicos que o “Greg” costuma utilizar na série, uma sobreposição de camiseta preta, seguida de uma camisa azul e, por fim, seu paletó cinza. Não tinha por que ser diferente.

Ano de Lançamento e Fabricante

2010, Golem Creation.

Quantidade de peças produzidas

Foram produzidas um total de 1000 peças (sem edições especiais ou exclusivas), todas devidamente identificadas por uma plaqueta com seu número de produção fixada a base.

Dimensões

Aproximadamente 21cm (H); 0,5 Kg.

Escala

Não há escala definida pelo fabricante.

Valor

Na data de lançamento o valor da peça era de EUR 50,00 (por unidade), porém, atualmente você consegue encontrar a mesma por EUR 150,00.

Onde Comprar

A figura utilizada nesse review foi importada diretamente da França, caso tenha interesse em adquirir, vale a pena consultar nossa loja parceira, a Toyshop Brasil.

Considerações Finais

Um ótimo investimento (em termos de custoxbenefício) para ambos os fãs de House ou de Hugh Laurie. Uma alternativa bem fiel e de grande qualidade (quando comparada aos “customs” em escala 1/6  que são vendidos na China). Uma peça indispensável – eu mesmo fico em dúvida se deixo a minha em casa, com os demais itens da minha coleção, ou se coloco em minha mesa no escritório para servir de “inspiração” para solucionar os casos mais “bizarros” do meu dia-a-dia.

Comentem, opinem e compartilhem o post!

Galeria de Imagens

 

Leave a reply