Personagem

Don Drácula é um personagem de mangá criado por Osamu Tezuka, que surgiu nas páginas da Weekly Shōnen Champion substituindo Black Jack. Don Drácula foi planejado para ser um anime de 26 episódios, mas apenas oito episódios foram completados, e somente quatro deles foram levados ao ar no Japão porque a agência de publicidade encarregada do anime entrou em falência. O desenho foi exibido no Brasil em 1984 no Clube da Criança da Rede Manchete e em 1994 pelo canal de televisão Rede CNT.

Don Drácula e sua filha Sangria/Chocola, junto de seu servo Igor, mudam-se para o Japão fugindo dos caçadores de vampiros. Mas um dos caçadores, o holandês Professor Gabriel Von Helsing, descobre seu novo esconderijo e pretende destruí-lo a qualquer custo. O desenho captura bem o estilo comédia típico do final dos anos 70, com o Don Drácula aprontando altas presepadas pelo Japão. A primeira mulher de quem ele chupa o sangue é uma gorducha chamada Blonda, que depois o persegue pelos episódios seguintes. São clássicas suas cenas caindo nas baladinhas japonesas e babando pelas mulheres jovens e bonitas. O Professor Von Helsing, que sempre que está por perto na tentativa de capturar o vampiro, tem crises terríveis de hérnia, geralmente quando fica nervoso por pressentir que Don Drácula está próximo.

Esses são os principais personagens do mangá/anime:

  • Drácula – o Conde Drácula, que se muda para o Japão para fugir de Van Helsing. Adora mulheres bonitas e seu cabelo parece funcionar como um radar para localiza-las.Como todo vampiro, odeia alho e cruzes (embora amaldiçoe o Diabo) e não pode chegar perto de água, embora possa se ver em espelhos. Se exposto ao sol, vira cinzas, mas pode reviver através de uma fórmula especial que leva cola, sangue e . É muito atrapalhado e vive fazendo bobagens;
  • Van Helsing – o caçador de vampiros. Veio da Alemanha e se instala como professor de artes na escola de Sangria. Toda vez que está perto de matar Drácula, sofre de uma crise de hérnia que o obriga a correr ao banheiro mais próximo;
  • Sangria – a filha do Drácula. É muito responsável e quase sempre é ela quem salva o pai das encrencas. Gosta de viver, estudar e de se divertir como uma garota normal. Como filha de vampiro, odeia cruzes e alho, mas a água não a afeta e por ser meio lobisomem, pode ser que o sol não a afete. Também pode se ver em espelhos. Fica com o cabelo em quando está nervosa, assustada ou surpresa;
  • Igorempregado de Drácula. É muito dedicado a seu patrão e cuida dele e de Sangria, a quem considera como uma filha. Nem sempre concorda com as ordens de seu mestre. Usa o tapa-olho só como enfeite;
  • Blonda – a mulher que quer que Drácula sugue seu sangue, mas de mulher feia Drácula foge mais que a cruz. Ficou gorda de tanto comer massa chinesa;
  • Nobuikoprimeiro amigo de Sangria na escola. É o líder o clube de ficção científica da escola, da qual Sangria, que gosta muito dele, faz parte;
  • Yasu – o morcego narrador da história. Gosta muito de Drácula e Sangria e quando pode os ajuda;
  • Muraiinspetor chefe da polícia metropolitana do Japão. Tem o péssimo hábito de ficar dando tiros para o alto;
  • Carmellapersonagem inédita no anime, é a mãe da Sangria. É uma lobisomem que foi casada com Drácula, mas se divorciaram por Drácula se opôr a ela por querer ensinar Sangria a matar humanos. Drácula disse a Sangria que ela morreu doente. Só aparece em um capítulo do mangá.

FonteWikipedia

Detalhes da Peça

Embalagem

Essa é uma peça custom, ou seja, feita sob encomenda. Como a mesma não é produzida em larga escala e foi entregue em mãos, não existe uma embalagem no mesmo padrão dos grandes fabricantes.

Escultura

Uma coisa que acho interessante compartilhar sobre essa minha primeira experiência com uma peça custom, é a capacidade do artistaHenrique Corbeira – em trazer para as 3 dimensões aquilo que eram apenas duas imagens em nossas vastas conversas sobre meu anseio de ter uma peça baseada no personagem Don Drácula. O primeiro grande impasse foi a escolha do traço/estilo, o qual não era o original do personagem, mas sim o baseado nos traços de um artista que tinha desenhado versões mais “modernas” do personagem, chamado Hojo. Feita essa escolha, qual seria a escala? Eu adoraria entrar em casa e encontrar uma figura em tamanho real daquele que sempre foi um dos meus personagens favoritos de todos os tempos mas, como ultimamente estou sem muito espaço, optamos por um meio termo, um busto em escala 1/2.

IMG_5720_DonDracula

Fiquei por semanas intrigado com o resultado final da peça e fui surpreendido pelo enorme talento do escultor. Uma imagem – uma única imagem diga-se de passagem – em 2 dimensões havia tomado formas, volume e nuances que o trouxeram a vida em 3 dimensões. Os traços da peça são simples, mas retratam com enorme leveza e dinamismo os detalhes da arte original na qual a figura foi inspirada. E está tudo , o nariz adunco, o leve sorriso debochado do personagem, suas presas, o seu cabelo com “vontade própria” e até mesmo o tradicional prego em seu peito. A base da figura também apresenta o nome do personagem com letras em metal em um caractere que simula sangue escorrendo, muito legal! Ahhhh, não menos importante, vale mencionar que o material utilizado na peça é a já famosa resina Polystone (mesma utilizada pelos grandes fabricantes como Sideshow Collectibles, Iron Studios, etc.).

DSC_0028_1200x800

DSC_0029_1200x800

DSC_0031_1200x800

DSC_0030_1200x800

Pintura

Um dos meus pedidos desde o início de nossas conversas era que, baseando-se na arte original, a pintura dos olhos teria uma pequenavariação“, fazendo com que o Don Drácula estivesse nos observando de “canto de olho“. No mais, a pintura está impecável – mesmos materiais utilizados na pintura automotiva –  e de acordo com o personagem: pele azul, presas brancas, olhos castanhos, sua tradicional capa preta com detalhes em vermelho, está tudo ali, pintados com uma mão firme, sem borrões. Pintura aprovada com louvor!

IMG_5717_DonDracula

DSC_0042_1200x800

DSC_0040_1200x800

DSC_0043_1200x800

DSC_0041_1200x800

Articulações

Não possui (é um busto).

Acessórios

A figura não acompanha acessórios.

Roupa/Vestimenta

O trabalho realizado na concepção desse busto retrata os trajes típicos que o Don Drácula utiliza no anime e no mangá. Simples e eficiente.

DSC_0039_1200x800

DSC_0054_1200x800

DSC_0055_1200x800

Ano de Lançamento e Fabricante

2014, Omega Sudios.

Quantidade de peças produzidas

Como se trata de uma figura custom, apenas uma peça foi produzida (até o momento).

DSC_0036_1200x800

Dimensões:

Aproximadamente 45 cm (H); 5,0 Kg.

Escala:

A escala escolhida para essa peça foi a 1/2.

Valor

A peça foi feita sob encomenda por um valor de R$ 670,00.

Onde Comprar

A figura é feita sob encomenda pelo Omega Studios, com valor sugerido de R$ 670,00. Caso deseje adquirir a figura, entrar em contato via email.

Considerações Finais

Um sonho de criança realizado! Um excelente – e mais do que recomendadotrabalho do Omega Studios. Não pensaria duas vezes em adquirir – ou encomendar – outro produto desse promissor estúdio. E não se esqueçam, como diria Don Drácula: “o sangue das mulheres bonitas têm o perfume do amor…

Comentem, opinem e compartilhem o post!

Galeria de Imagens

 

Leave a reply