E com mais de um mês de atraso, revisitamos os quatro dias do evento ocorrido em São Paulo no final do último ano (dias 4, 5, 6 e 7 de Dezembro), retomo as atividades do site – após merecidas férias e uma viagem da qual trouxe muitas novidades para vocês que nos acompanham 🙂 Munido de minha credencial de imprensa pude comparecer a todos os dias do evento e compartilhar (para quem nos acompanha no Facebook, as fotos foram disponibilizadas no mesmo dia) as minhas impressões sobre esse que pretendia ser o “evento entre os eventos” já feitos na terra de Macunaíma, vamos

Nascido de uma iniciativa entre o Omelete (o qual se intitula como “maior veículo online brasileiro dedicado ao segmento de Cultura Pop: Cinema, Música, Séries de TV, Games, Quadrinhos e Home-Entertainment) e o Chiaroscuro Studios (Agência que representa vários dos principais artistas de quadrinhos e ilustração do Brasil e do mundo, que atendem clientes como DC Comics/Warner, Marvel Comics/Disney, Dark Horse, Image Comics e várias outras editoras. Também atua em venda de arte original e na organização de eventos de quadrinhos e cultura pop) o evento foi idealizado para firmar-se como a grande referência (frente a Brasil Comic Con, por exemplo) no segmento de “Convenções para Nerds“, adotando o modeloconsagrado nos E.U.A. e outros países (talvez mesmo, querendo fazer tudo nos moldes da famosa San Diego Comic Con – vulgo SDCC – a qual eles fazem questão de frisar em seu site oficial de que não possuemqualquer vínculo ou afiliação, sendo um evento totalmente, independente“. Vejam só o “glamour” do evento

Além dos famosos painéis, sessões de fotografia e autógrafos com artistas (obviamente, tudo devidamente “pago“), vou falar daquilo que mais interessava a mim nesse eventofinalmente ver os fabricantes de colecionáveis expondo suas peças no Brasil! Então, pela primeira vez, vou deixar as fotos do evento exclusivamente para a Galeria de Imagens no final do post e começar a falar sobre um pouco do que vi em cada um dos estandes (obviamente, com direito a vídeos, muitos vídeos).

Hot Toys

Logo de cara, o primeiro grande estande que se via ao entrar no pavilhão de exposições era justamente o da Hot Toys. Todas as famosas linhas de personagens em escala 1/6 da fabricante marcaram presença: Vingadores, Batman, Homem de Ferro, Super Homem, Exterminador do Futuro, Robocop, Predador, G.I. Joe, Thor e, em primeira mão, pudemos ter o gostinho de ver ali, na nossa frente, os protótipos dos Guardiões da Galáxia, bem como do DeLorean diretamente da franquia De Volta Para o Futuro!

Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (11)Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (46) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (47) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (48) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (49)Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (258)

Sideshow Collectibles

Dividindo o espaço com a Hot Toys a distribuidora e fabricante, Sideshow Collectibles, nos brindou com a presença de algumas estátuas em escala 1/5 (Comiquettes) e 1/4 (Premium Formats e Maquettes), além de alguns bustos em tamanho real – sempre priorizando os personagens Marvel, DC e personagens de filmes famosos. Como sou colecionador dessa linha de produtos, talvez as peças que lá estavam não me causaram grande impacto, pois conhecia boa parte delas pessoalmente, mas foi realmente impressionante ver tantos lançamentos legais expostos juntos: Apocalypse Premium Format, Catwoman Premium Format, HellBoy Premium Format, Thor Premium Format, etc.. De fato, apesar de não serem os itens preferidos de muitos colecionadores, não se pode negar que as estátuas são muito imponentes.

Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (59)Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (58)Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (66)

Tamashi Nations

O paraíso para os fãs de colecionáveis baseados em Mangás e Animes apresentou um estande sensacional, nos mostrando uma série de dioramas com todas as suas linhas de produtos e personagens, dentre eles: Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, Sailor Moon, Sakura Card Captors, One Piece, Naruto, Godzilla, Michael Jackson, Daft Punk, Aliens, Predador, etc.). Confesso que o grande atrativo desse estande eram as armaduras em tamanho real de dois Cavaleiros de Ouro.

Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (96) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (153) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (244)

Kotobukiya

Outra fabricante de peso de figuras de Mangá e Anime, a Kotobukiya estava lá apresentando suas famosas Bishoujos (Marvel, DC, Street Fighter, Tekken, entre outras franquias), além de uma infinidade de “mechas” – inclusive uma sensacional peça da Evangelion Unidade 13. Como não podia faltar, também tínhamos as peças da franquia Star Wars da linha ArtFx (em minha opinião, um dos melhores custo x benefício para colecionadores iniciantes que pretendem gastar um valor razoavelmente mais baixo, por peças de qualidade – pessoal da Iron Studios, mirem seus esforços e tomem como exemplo esse fabricante!).

Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (158) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (160) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (164)

Hasbro

A detentora da franquia dos Transformers mostrou muitos produtos legais para os amantes de Action Figures (linha de produtos do Capitão América, X-Men, Homem Aranha, etc.). No estande também era possível ver alguns itens exclusivos de Guerra nas Estrelas (como o Jabba e a Princesa Leia vestida de escrava), da linha “Querido Pônei” e, o ponto alto, uma réplica do Transformer Bumblebee com mais de 3 metros de altura!

Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (108) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (129)Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (132)

Mimo & Fantoy

Em seu estande a velha fabricante nacional, Mimo, apresentava sua consolidada linha de “bonecões de borracha” de personagens Marvel (é possível ver significativa melhora na qualidade da escultura e dos produtos, quando comparados com os primeiros lançamentos em 2008/2009). Menção honrosa a loja Fantoy que disponibilizou uma porção de figuras em escala 1/6Hot Toys e outros fabricantes – e fez a alegria de muitos curiosos que visitavam a feira, afinal, não é todo dia que podemos ver as duas versões do Tumbler juntas, ou mesmo quase todas as Markslançadas.

Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (140)Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (205)Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (204)

Artistas

Uma das coisas mais legais desse tipo de evento é que, uma vez que o “público alvo” está todo reunido em um local, uma porção de ótimos artistas podem expor seu trabalho – sejam quadrinistas, roteiristas, cosplayers e, por que não, escultores… e eis que, finalmente, pude conhecer pessoalmente um dos mais talentosos em ativa: Rick Fernandes. As esculturas possuem detalhes impressionantes e botam muitos “produtores nacionais grandesno chineloquisera eu ter o mínimo de aptidão para esculpir, assim poderia tomar umas aulas com o Rick… e aí Rick, quando a ToyReview pode visitar seu estúdio?!

Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (345)Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (391) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (393) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (394) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (396) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (398) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (403) Brasil_Comic_Con_2014_CCXP (406)

CCXP 2015…

Finalmente pudemos presenciar e vivenciar um evento de grande porte, nos moldes dos tão famosos eventos que ocorrem na terra de Obama. A infraestrutura demonstrou-se excelente: banheiros, instalações, espaço, praça de alimentação… já temos a confirmação de um repeteco em 2015, então, que venham mais atrações, mais expositores, mais fabricantes, mais talentosos artistas brasileiros e que, enfim, a “Cultura Nerdpossa se expandir mais e mais nesse Brasil, tão carente de cultura e coisas de qualidade!

Galeria de Imagens

 

 

Leave a reply