Personagem

Bom, não é bem um personagem, mas, envolve dois personagens dos X-Men, os quais já fiz reviews de algumas peças (veja os do Wolverine aqui, aqui aqui e do Colossus aqui e aqui).

O movimento “Fastball Special” – que ficou conhecido no quadrinhos dos X-Men no Brasil como “Arremesso Especial” – é um movimento em equipe muito popular no universo ficcional dos super-heróis. No Arremesso Especial, um herói com força sobre-humana lança um outro herói (geralmente, em comum acordo) diretamente sobre um determinado alvo. Sua primeira representação remonta ao ano de 1.958, na HQ Adventure Comics # 253, publicada pela DC Comics, onde o Superboy arremessa o Robin.

tumblr_n4n9r3fkVM1tp1wlko1_400

O movimento foi popularizado na edição # 94 de Os Fabulosos X-Men da Marvel Comics, onde o Colossus atira violentamente o Wolverine durante um dos treinamentos na Sala de Perigo (Colossus originalmente se refere a esse movimento como “Manobra Sete“). Importante ressaltar que foi durante o Arremesso Especial que o Wolverine foi morto na realidade apresentada no “Dias de um Futuro Esquecido“. Essa rapidamente se tornou uma das táticas favoritas dos dois heróis. Desde então, a mesma tem sido usada por muitos outros super-heróis de outras publicações, que não da Marvel.

images

Cabe dizer que a figura foi inspirada na arte conceitual de Barry Presh (abaixo):

Make_mine_a_fastball_by_barrypresh

Detalhes da Peça

Embalagem: Temos vários fatores interessantes a ser citados com relação a embalagem desta peça. Obviamente, o primeiro dele é seu tamanho (1,04 metro de altura x 0,52 metro de largura x 0,52 metro de profundidade). Devido as dimensões exageradas, o frete para envio dessa peça é diferenciado (comprei a mesma de um amigo colecionador e a mesma teve que ser enviada por uma transportadora, pois os correios não transportam volumes desse tamanho). A caixa não possui arte alguma (como estamos acostumados a mostrar em outros fabricantes, como Sideshow Collectibles, Iron Studios, etc.), sendo apenas composta do tradicional papelão (famosa “caixa parda” dos colecionadores puristas), com uma indicação de qual lado deve ser mantido para cima. Dentro da caixa, que é toda forrada por grossas camadas de isopor, encontramos as três partes que compõem o diorama, exaustivamente protegidas por uma fina manta de espuma e muito – entenda literalmente, MUITO, plástico bolha. Posso afirmar que a proposta da embalagem foi cumprida com êxito, afinal, essa peça viajou muito e cruzou oceanos das Filipinas para o Brasil e chegou em perfeito estado, comprovando que mais, é menos.

Escultura: um dos pontos de discórdia com relação a escultura dessa peça é com o rosto do Colossus (muitos acreditam que o queixo está muito fino, não condizendo com a etnia do personagem), preferindo a escultura das peçaslançadas pela Sideshow Collectibles. Polêmicas a parte, apesar do tamanho exagerado, a peça é extremamente leve, e isso se deve ao material e técnica utilizado na confecção da mesma – que consiste em um esqueleto em fibra de vidro, sobreposto pela camada de resina. O fabricante esculpiu duas versões, uma com o uniforme clássico (a qual o review estamos fazendo) e uma com o uniforme moderno. O detalhamento do corpo do Colossus impressiona, trazendo para as 3 dimensões toda a trama do aço orgânico. O uniforme está bem esculpido, com direito as botas de cano alto, cinturão e manoplas. O Wolverine está “OK”, acredito que o russo tenha recebido mais atenção e aqui temos outra polêmica, onde discute-se sobre o tamanho do Carcaju não estar na proporção correta ao do Colossus. Anatomicamente, muitos discordam da posição do arremesso, quando temos as duas peças montadas, dando a impressão de que o Wolverine foi simplesmenteapoiado” no braço do Colossus, não representando o dinamismo que a ação do arremesso demandaria. Vale citar que tanto Colossus quanto Wolverine foram esculpidos de maneira inteiriça, ou seja, corpos inteiros de cada um dos personagens, que se conectam por um pino no braço do Colossus o qual é apoiado sobre a base da figura. A base é rica em detalhes, com a cabeça danificada de uma sentinela, muitas engrenagens e partes de metal quebrado e retorcido. A peça é composta por três (3) partes, sendo: um (1) corpo completo do Colossus, um (1) corpo completo do Wolverine e uma (1) base com cabeça da Sentinela. Em resumo, não é a melhor esculturafeita, mas também, não é a pior, se fosse pontuar em uma escala de 1 a 10, ficaria ali com seus 7/8.

COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (30)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (48)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (56)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (50)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (73) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (81) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (89)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (1)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (3)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (10)

Pintura: parece que a equipe da Halimaw! estava com problemas em manter/concordar entre si com relação ao padrão de qualidade da pintura dos personagens. Na mesma proporção em que vemos acertos gigantescos, como no imponente efeito cromado das partes em aço do Colossus (e garras do Wolverine) e no efeito metalizado das partes da Sentinela, presenciamos erros de acabamento mais grotescos, como em algumas partes do Wolverine, onde parece que a peça não foi lixada corretamente antes de receber a pintura. Outro demérito: as botas do Colossus descascam facilmente. Como essa peça é relativamente antiga (produzida em 2.011), acredito que a fabricante tenha corrigido esses problemas nos seus lançamentos mais recentes.

COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (36)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (32) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (33) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (37) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (41) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (77) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (88)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (106) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (108)

Articulações: A figura não possui articulações.

Acessórios: A figura não possui acessórios, o que não me impede de usar esse tópico para mencionar sobre um dos pontos fortes da peça, o efeito de iluminação (light up) dos olhos da temida Sentinela. Com o botão de acionamento e compartimento de pilhas (duas (2) AA) harmoniosamente camuflados entre os destroços da Sentinela, o efeito final da iluminação agrada bastante, e, só seria melhor, se piscasse, como se a cabeça arrancada estivesse em curto-circuito. Simples e eficaz.

COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (28) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (29)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (16)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (11)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (15)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (14)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (13)

Roupa/Vestimenta: aqui temos dois uniformes imortalizados nos quadrinhos, a versão marrom do Wolverine (que não é seu uniforme original, diga-se de passagem, embora tenha conhecido o personagem com ele e achasse que o amarelo fosse sua “segunda opção“) e o famoso uniforme vermelho e amarelo de Colossus, com o enorme cinturão e as botas com detalhes em amarelo. Quando vi a peça pela primeira vez, claramente preferi essa versão a clássica a moderna, porém, hoje, confesso ficar dividido, pena não ter dinheiro – e espaço – para comprar as duas versões.

COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (92) COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (112)COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (65)

Ano de Lançamento e Fabricante: 2.011, Halimaw! Sculptures.

Quantidade de peças produzidas: não existe número oficial divulgado pelo fabricante, porém estima-se que tenha sido produzidas entre 25 e 50 peças de cada uma das versões (as peças não são numeradas, nem acompanhadas de qualquer tipo de certificado que comprove a tiragem).

Dimensões: 79,00 cm (H) x 58,00 cm (P) x 45,00 cm (D); 7,7 Kg.

Escala: 1/3 (mas há controvérsias).

COLOSSUS_WOLVERINE_FASTBALL_SPECIAL_HALIMAW_SCULPTURES_DIORAMA_TOYREVIEW (113)

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 800,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi adquirida diretamente de um colecionador, porém, com sorte, você conseguirá um dia encontrar alguma disponível em um dos famosos sites de leilão online.

Considerações Finais

Uma peça que desejei desde o primeiro momento que há vi anos atrás (e finalmente consegui trazer para minha coleção no inicio desse ano). Grandiosa, imponente, um amálgama de erros e acertos (mais acertos do que erros), porém, o grande diferencial dessa figura, na humilde opinião desse que vos escreve, é a ousadia. Falando o português claro, a Halimaw! teve culhões de lançar uma figura de uma cena clássica, porém, em um formato não usual (dois personagens em escala 1/3, formando um diorama). Com certeza, uma das peças mais absurdas das quais já fiz um review (e creio que as fotos não fazem jus ao que a peça é ao vivo). Se você é dos mutantes, peça mais do que recomendada!

Galeria de Imagens

 

Leave a reply