Personagem

Como já fiz, alguns meses atrás um review da Comiquette do Colossus (veja aqui), vou copiar o mesmo intróito, uma vez que falamos do mesma personagem.

Colossus, alter-ego de Piotr Nikolaievitch Rasputin (Peter) é um personagem de histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics, e faz parte do universo dos X-Men. Criado por Len Wein e Dave Cockrum, sua primeira aparição foi em Giant-Size X-Men # 1 de maio de 1975. E portanto pertencente a segunda fase da revista e não um dos membros originais. Piotr cresceu numa fazenda coletiva na União Soviética, sendo evitado pelos moradores quando seus poderes se manifestaram, Piotr não hesitou quando Xavier veio até ele para pedir sua ajuda para salvar os X-Men originais que até então tinham sido raptados. Pode-se considerar que Piotr teve sorte pois, posteriormente, revelou-se que a Rússia tinha um centro específico para monitorar crianças mutantes: A Província 13, comandada pelo General Sergei. Junto com os Novos X-Men, Peter derrotouKrakoa, a ilha viva. Até então, Piotr nunca tinha saído da Rússia antes de Xavier convidá-lo para fazer parte dos X-Men. Com o codinome de Colossus, o mutante seguiu fielmente o sonho de Charles Xavier. Considerava os X-Men como sua família e especialmente Tempestade como sua irmã de criação, além de ter grande amizade por Noturno Wolverine.

Colossus tinha dois irmãosMikhail cosmonauta dado como morto em uma missão e a caçula Illyana Rasputin. Illyana se perdeu em outra dimensão numa das primeiras aventuras dos X-Men em outras realidades, e viveu durante alguns anos (embora na realidade padrão da Marvel sequer um dia tivesse transcorrido). Por causa dessa diferença de tempo entre as realidades numa única história Illyana passou de criança a adolescente e aprendeu magia. Tempos depois ele descobriu que seu irmão mais velho Mikhail Rasputin não havia morrido anos atrás em um acidente e sim fora teleportado para uma outra dimensão. Mas depois Piotr foi pego de surpresa por uma série de trágicos acontecimentos. Seu irmão se matou junto com os Morlocks (ou pelos menos era assim que todos pensavam), seus pais foram mortos pelo governo russo (que queria capturar Illyana). Em seguida viu Illyana definhar lentamente tomada pelo vírus Legado.

A morte da irmã levou Colossus a duvidar do sonho de Xavier e da capacidade dos X-Men. Ele abandonou o grupo e se juntou aos Acólitos seguidores de Magneto – durante algum tempo. Depois dessa fase de semi-vilania (mesmo apoiando Magneto, ele chegou a ajudar os X-Men algumas vezes). Colossus ingressou na equipe britânica Excalibur, voltando para os X-Men depois. Quando o Fera descobriu uma vacina para o vírus Legado precisou de um vetor para disseminar esse anticorpo no ar. O voluntário entretanto estaria fadado a morrer durante o processo. Como o vírus Legado havia se transformado numa epidemia ameaçando a existência da raça mutante em todo o planeta, Colossus, marcado pela perda da irmã para a doença, se sacrificou injetando a fórmula em seu corpo.

Colossus ressurgiu misteriosamente em Astonishing X-Men , onde havia sido capturado por Ord que usou seus equipamentos para ressucitá-lo. Sendo encontrado pela sua amada Kitty Pryde, retorna para a equipe dos X-Men. Especula-se também que tenha voltado possivelmente por ser descendente de Rasputin. Durante a saga Fear Itself  (O Próprio Medo, A essência do Medo no Brasil) , o Kuurth , o Quebra Rochas retornou à Terra e se tornou mais imparável do que nunca(por este ganhar um martelo de Serpente que amplifica seus poderes). Os X-Men fizeram o possível para parar a entidade, usando vários planos, todos sem sucessoIllyana Rasputin , então , ao lado de Kitty e seu irmão Piotr (Colossus) , se teletransportou para o Universo Escarlate onde ofereceu-se como hospedeira para Cyttorak (o mal que forças ao Fanático) .

Colossus , que não desejava ver o sofrimento de sua irmã caçula , adquiriu o poder de Cyttorak/Fanático e conseguiu parar Cain . Assim , Peter agora possui os mesmos poderes que o vilão tinha , usa agora um elmo que o protege da telepatia e possui uma forma corpórea extremamente invulnerável, além de não controlar muito bem a sua transformação. Colossus manteve um romance com Kitty Pryde até um tempo atrás , porém Kitty terminou com ele devido ao fato de ele ter se tornado o arauto de uma força maligna.

Após os eventos que separaram os X-Men , Piotr resolveu permanecer na Ilha de Utopia no Time Azul de Ciclope, deixando Lince Negra para trás . Alguns motivos para ficar seriam sua irmã , Illyana Rasputin (que estava sendo mantida como prisioneira) , e o fato de os alunos não estarem seguros com sua presença.

FonteWikipedia

Detalhes da Peça

Embalagem: Como de praxe nas embalagens de estátuas produzidas pela Sideshow Collectibles, essa não poderia fugir a regra, sendo composta por uma embalagem de papelão, com arte temática de acordo com o personagem. A arte dessa caixa representa o apreço a cor vermelha, tão forte na União Soviética Comunista. Um enorme “X com o rosto do personagem preenchendo o mesmo, na parte frontal e laterais – na parte traseira, outro “X“, nas cores preta e vermelha – tudo isso em uma gigantesca caixa preta. Na parte superior (tampa) encontramos um logotipo estilizado do personagem, também na cor vermelha. As peças vem embaladas individualmente em pequenos sacos plásticos, sendo depois as partes encaixadas no isopor, propiciando a proteção adequada para o material da estátua (resina cold-cast). De fato, temos aqui uma embalagem bem discreta (salvo o tamanho) e clean.

Colossus_Premium_Format (1)

Colossus_Premium_Format (2)

Colossus_Premium_Format (4)

Colossus_Premium_Format (3)

Colossus_Premium_Format (5)

Colossus_Premium_Format (6)

Colossus_Premium_Format (7)

Colossus_Premium_Format (8)

Escultura: A escultura está impecável. A figura é composta por três partes: uma (1) cabeça, um (1) corpo com braços e pernas e uma (1) base. Os detalhes onde o corpo de “aço orgânico” está aparente foram muito bem executados e, ao contrário do que aconteceu na Comiquette, o rosto mantém o visual clássico, talvez até para atender a demanda dos fãs mais “die-hard“, com as tradicionais linhas que eternizaram o visual do personagem. A base segue o padrão das demais Premium Format dos mutantes, com o enorme “X” vermelho com tons de preto.

Colossus_Premium_Format (9)

Colossus_Premium_Format (10)

Colossus_Premium_Format (13)

Colossus_Premium_Format (11)

Colossus_Premium_Format (12)

Colossus_Premium_Format (14)

Colossus_Premium_Format (28)

Pintura: Assim como todas as demais estátuas da Sideshow Collectibles, a figura foi pintada a mão. A pintura cumpre seu papel com louvor. As partes que simulam aço orgânico estão impecáveis e com enorme brilhoalguns podem concordar que se a pintura fosse “cromada” o efeito final talvez fosse mais “agressivo“, porém, acredito que a Sideshow tenha acertado na escolha das cores utilizadas na peça. Ao contrário do que vimos com relação a erros de pintura em “emendas de metal” como no Iron Man Mark 42 da Iron Studios, a Sideshow Collectibles esbanja profissionalismo e mostra como um pintor pode fazer linhas firmes e coesas, sem borrões, parece que o personagem foi desenhado em 3D, saindo diretamente de uma página de HQ. As botas estão muito bem sombreadas, bem como as “luvas/munhequeiras“. A pintura do rosto está soberba, sem manchas, uniforme e colocando limites exatos entre a pele de aço orgânico e o cabelo. Perfeita execução dos artistas da Sideshow Collectibles.

Colossus_Premium_Format (68)

Colossus_Premium_Format (21)

Colossus_Premium_Format (27)

Colossus_Premium_Format (39)

Colossus_Premium_Format (44)

Articulações: Não possui.

Acessórios: A figura não acompanha acessórios.

Roupa/Vestimenta: Uniforme Clássico! Isso por si só já faz a peça agradar boa parte dos fãs. Tudo está , as botas e manoplas/munhequeiras vermelhas, o enorme cinturão amarelo com o “X em preto e vermelho e o peitoral com a faixa amarela. O caimento do tecido do uniforme é perfeito, tanto no peito e dorso, como na “sunga” vermelha. A Sideshow fez a lição de casa e entregou aquilo que nós, fãs e colecionadores, gostaríamos de receber e, pensando bem, nem é algo tão difícil, né?

Colossus_Premium_Format (22)

Colossus_Premium_Format (32)

Colossus_Premium_Format (64)

Colossus_Premium_Format (24)

Ano de Lançamento e Fabricante: 2012, Sideshow Collectibles.

Quantidade de peças produzidas: 500 (versão exclusive, a qual acompanha arte conceitual) e 750 (versão regular).

Colossus_Premium_Format (78)

Dimensões: 60,96 cm (H) x 30,48 cm (P) x 30,48 cm (D); 4,54 Kg.

Escala: 1/4.

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 399,99, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD 450,00 e USD 700,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi adquirida diretamente nos EUA, porém vale a pena consultar nossas lojas parceiras.

Considerações Finais

Um dos mutantes mais conhecidos e adorados pelos fãs e, por justiça, a Sideshow nos brinda com uma belíssima peça que transmite toda força e imponência do gigante de aço com coração de artista. A peça é gigantesca, extremamente bem executada e uma aquisição obrigatória para os colecionadores de figuras dos mutantes da Marvel Comics. Em minha opinião, infinitamente superior a Comiquette. Ponto para a Sideshow!

Galeria de Imagens

 

Leave a reply