Colossus | Comiquette – Sideshow Collectibles [Review]

Personagem

Colossus, alter-ego de Piotr Nikolaievitch Rasputin (Peter) é um personagem de histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics, e faz parte do universo dos X-Men. Criado por Len Wein e Dave Cockrum, sua primeira aparição foi em Giant-Size X-Men # 1 de maio de 1975. E portanto pertencente a segunda fase da revista e não um dos membros originais. Piotr cresceu numa fazenda coletiva na União Soviética, sendo evitado pelos moradores quando seus poderes se manifestaram, Piotr não hesitou quando Xavier veio até ele para pedir sua ajuda para salvar os X-Men originais que até então tinham sido raptados. Pode-se considerar que Piotr teve sorte pois, posteriormente, revelou-se que a Rússia tinha um centro específico para monitorar crianças mutantes: A Província 13, comandada pelo General Sergei. Junto com os Novos X-Men, Peter derrotouKrakoa, a ilha viva. Até então, Piotr nunca tinha saído da Rússia antes de Xavier convidá-lo para fazer parte dos X-Men. Com o codinome de Colossus, o mutante seguiu fielmente o sonho de Charles Xavier. Considerava os X-Men como sua família e especialmente Tempestade como sua irmã de criação, além de ter grande amizade por Noturno Wolverine.

Colossus tinha dois irmãosMikhail cosmonauta dado como morto em uma missão e a caçula Illyana Rasputin. Illyana se perdeu em outra dimensão numa das primeiras aventuras dos X-Men em outras realidades, e viveu durante alguns anos (embora na realidade padrão da Marvel sequer um dia tivesse transcorrido). Por causa dessa diferença de tempo entre as realidades numa única história Illyana passou de criança a adolescente e aprendeu magia. Tempos depois ele descobriu que seu irmão mais velho Mikhail Rasputin não havia morrido anos atrás em um acidente e sim fora teleportado para uma outra dimensão. Mas depois Piotr foi pego de surpresa por uma série de trágicos acontecimentos. Seu irmão se matou junto com os Morlocks (ou pelos menos era assim que todos pensavam), seus pais foram mortos pelo governo russo (que queria capturar Illyana). Em seguida viu Illyana definhar lentamente tomada pelo vírus Legado.

A morte da irmã levou Colossus a duvidar do sonho de Xavier e da capacidade dos X-Men. Ele abandonou o grupo e se juntou aos Acólitos seguidores de Magneto – durante algum tempo. Depois dessa fase de semi-vilania (mesmo apoiando Magneto, ele chegou a ajudar os X-Men algumas vezes). Colossus ingressou na equipe britânica Excalibur, voltando para os X-Men depois. Quando o Fera descobriu uma vacina para o vírus Legado precisou de um vetor para disseminar esse anticorpo no ar. O voluntário entretanto estaria fadado a morrer durante o processo. Como o vírus Legado havia se transformado numa epidemia ameaçando a existência da raça mutante em todo o planeta, Colossus, marcado pela perda da irmã para a doença, se sacrificou injetando a fórmula em seu corpo.

Colossus ressurgiu misteriosamente em Astonishing X-Men , onde havia sido capturado por Ord que usou seus equipamentos para ressucitá-lo. Sendo encontrado pela sua amada Kitty Pryde, retorna para a equipe dos X-Men. Especula-se também que tenha voltado possivelmente por ser descendente de Rasputin. Durante a saga Fear Itself  (O Próprio Medo, A essência do Medo no Brasil) , o Kuurth , o Quebra Rochas retornou à Terra e se tornou mais imparável do que nunca(por este ganhar um martelo de Serpente que amplifica seus poderes). Os X-Men fizeram o possível para parar a entidade, usando vários planos, todos sem sucessoIllyana Rasputin , então , ao lado de Kitty e seu irmão Piotr (Colossus) , se teletransportou para o Universo Escarlate onde ofereceu-se como hospedeira para Cyttorak (o mal que forças ao Fanático) .

Colossus , que não desejava ver o sofrimento de sua irmã caçula , adquiriu o poder de Cyttorak/Fanático e conseguiu parar Cain . Assim , Peter agora possui os mesmos poderes que o vilão tinha , usa agora um elmo que o protege da telepatia e possui uma forma corpórea extremamente invulnerável, além de não controlar muito bem a sua transformação. Colossus manteve um romance com Kitty Pryde até um tempo atrás , porém Kitty terminou com ele devido ao fato de ele ter se tornado o arauto de uma força maligna.

Após os eventos que separaram os X-Men , Piotr resolveu permanecer na Ilha de Utopia no Time Azul de Ciclope, deixando Lince Negra para trás . Alguns motivos para ficar seriam sua irmã , Illyana Rasputin (que estava sendo mantida como prisioneira) , e o fato de os alunos não estarem seguros com sua presença.

FonteWikipedia

Detalhes da Peça

Embalagem: Como de praxe nas embalagens de estátuas produzidas pela Sideshow Collectibles, essa não poderia fugir a regra, sendo composta por uma embalagem de papelão, com arte temática de acordo com o personagem. A arte dessa caixa representa a página de uma HQ – em preto e branco – com o logo clássicotridimensional” dos X-Men nas cores amarelo e vermelho. Na parte frontal e na lateral direita, é possível vermos uma foto real da peça com o uso de algum efeito de photoshop, com a intenção clara de deixar o personagem com “cara” de que foi desenhado. Na lateral esquerda, temos uma foto de corpo inteiro da peça e, por fim, na parte traseira, o logotipo próprio do personagem, outra foto de corpo inteiro da estátua e as informações sobre o personagem que remetem a balões de fala nas HQs. Na parte superior da caixa (vulgo, tampa), temos o famosoX” dos X-Men e ainda o conjunto de foice e martelo, que tornou-se símbolo do comunismo mundo a fora, além de fazer parte da bandeira da antiga União Soviética (obviamente, tudo em vermelho, a cor dos comunas… kkk). As peças vem embaladas individualmente em pequenos sacos plásticos, sendo depois as partes encaixadas no isopor, propiciando a proteção adequada para o material da estátua (resina cold-cast). Dado o tamanho do personagem, e para aproveitar espaço, temos novamente presente o “sanduíche” de isopor, sendo que na parte inferior temos o corpo e cabeça e, na superior, a base rochosa.

Escultura: A escultura desta Comiquette é, de modo geral, bem simplista. Boa parte do corpo do personagem está coberta por um uniforme que, em minha opnião, poderia ter sido outro (o visual clássico por exemplo). Apesar disso, os detalhes onde o corpo de “aço orgânico” está aparente foram muito bem executados com excessão – e novamente cabe aqui frisar que estou falando sobre meu gosto e impressão pessoal – do rosto. A escultura do rosto ficou muito robótica, sem as tradicionais linhas que eternizaram o visual do personagem. A base com concreto destruído e alguns vergões metálicos saltando pra fora da mesma cumpre, de maneira  muito eficiente, seu papel – que é o de demonstrar todo “peso“, “força” e potencial “destrutivo” de um corpo feito de “aço orgânico“. A peça foi feita praticamente de maneira inteiriça, sendo detacáveis apenas a base e a cabeça.

Pintura: Assim como todas as demais estátuas da Sideshow Collectibles, a figura foi pintada a mão. A pintura cumpre seu papel com louvor. As partes que simulam aço orgânico estão impecáveis e com enorme brilhoalguns podem concordar que se a pintura fosse “cromada” o efeito final talvez fosse mais “agressivo“, porém, acredito que a Sideshow tenha acertado na escolha das cores utilizadas na peça. Os “limites” entre as partes amarelas e vermelhas do uniforme foram muito bem executados, não havendo borrões ou manchas, fazendo com que a pintura seja realmente “uniforme” por toda a peça (especial atenção ao solado das botas e os detalhes em amarelo das mesmas). Atenção especial também foi dada a pintura do “X” no peito do uniforme, executada com grande cuidado.

Articulações: Não possui.

Acessórios: A figura não acompanha acessórios.

Roupa/Vestimenta: Não perderei muito tempo neste tópico, pelo simples motivo de que achei o uniforme muito “genérico“. Parece até que Colossus é um dos “calourosrecém chegados a Mansão Xavier e que lhe entregaram o primeiro uniforme que viram pela frente. O apelo da peçanovamente, em minha opnião – teria sido maior com a adoção do visual clássico. Nada mais a declarar.

Ano de Lançamento e Fabricante: 2011, Sideshow Collectibles.

Quantidade de peças produzidas: 400 (versão exclusive, a qual acompanha segunda cabeça sem estar transformada em aço orgânico) e 1.000 (versão regular).

Dimensões: 43,18 cm (H) x 43,18 cm (P) x 22,86 cm (D); 4,54 Kg.

Escala: 1/5.

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 299,99, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD 350,00 e USD 800,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi adquirida diretamente de um colecionador, mas vale consultar nossa loja parceira, a Toyshop Brasil.

Considerações Finais

Um dos mutantes mais carismáticos e conhecidos dos X-Men e, como não poderia deixar de ser, a peça faz jus ao personagem e toda a sua altivez – confesso que depois de adquirir a mesma, ainda fiquei com um “gostinho de quero mais” e um forte desejo de colocar ao lado dela a versão Premium Format (muito possivelmente devido a mesma apresentar o uniforme original). Colossus está aqui representado da melhor maneira possível, com muitos músculos e um tamanho assombroso – uma vez que a figura está curvada, talvez aos colecionadores a falsa impressão de que a peça é “pequena“. De um modo geral, a estátua agradou a mim, e irá agradar muitos dos fãs do personagem, recomendaria a peça, sem pensar duas vezes, a qualquer colecionador.

Galeria de Imagens

1 comentário em “Colossus | Comiquette – Sideshow Collectibles [Review]”

  1. Pingback: ToyReview.com.br » Brinquedo aqui é coisa séria! » Colossus | Premium Format – Sideshow Collectibles [Review]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.