Colecionismo sem Escalas – afinal, isso não interessa!

Com o passar dos anos, a facilidade de comunicação – e de expressar-se – via internet, ao invés de nos tornar pessoas mais tolerantes e abertas aos pontos de vista dos outros – fruto do acesso a diversas culturas e temas – tem se mostrado como um ambiente propicio a segregações e rotulações desnecessárias. E o nosso amado hobby, o colecionismo, não está livre desse mal.

Depois de uma série de episódios e manifestaçõesmuitas delas desmerecendo determinado tipo de colecionador em detrimento ao item que coleciona – fui conversar com meu amigo, Cesar Branco (idealizador do maior grupo de colecionáveis na escala 1/6 em lingua portuguesa, o Badass World) sobre o quão prejudicial e desnecessário isso acabava por ser. Curiosamente, nessa mesma semana, ele tinha vivenciado na pele, exatamente os efeitos dessa segregação e levantado a necessidade de um “Colecionismo Sem Escalas”. Na hora, abracei a ideia e ofereci apoio total e irrestrito da ToyReview.com.br na disseminação desse ideal.

COLECIONISMO_SEM_ESCALAS_V2

Para que fique claro, o projetoColecionismo Sem Escalasnão é uma afronta ou mesmo o desejo de que sejam abandonadas as escalas que diferem uma action figure / colecionável de uma linha produzida para outra. O “Colecionismo Sem Escalas” é sobre a não existência de barreiras, ou fronteiras, entre os colecionadores. Um colecionador de figuras em escala 1/6 não deve ser rotulado como superior ao que coleciona itens em escala 1/10, tão pouco um colecionador de estátuas é melhor colecionador que aquele que possui, em sua coleção, figuras articuladas. Escalas são necessárias, apenas para separarbonequinhos”, não os “colecionadores”.

Nossas coleções devem ser fonte de alegria e propiciar momentos de lazer, não discórdia. Uma coleção é reflexo de nossas possibilidades financeiras, identificação com um determinado tema e gosto pessoal. Se um colecionador é feliz com 100 figuras do McLanche Feliz, parabéns! Se um colecionador é feliz com 10 Hot Toys, ótimo! Se um colecionador tem 2 estátuas, perfeito! Nenhuma dessas coleções é melhor ou pior que a outra. Um colecionador não é maismaduro” no hobby pelo tipo de peça que coleciona. Todos devem respeitar as opções alheias, essa é uma premissa básica para a boa convivência, em qualquer ambiente, seja acadêmico, corporativo e, por qual razão também não ser, no colecionismo.

Hasteamos então essa “bandeira brancapedindo pela boa convivência e respeito das coleções uns dos outros, que as escalas, sirvam apenas para nos ajudar a separar quais figuras vamos expor juntas umas das outras.

 

É com esse brevemanifesto” que unimos forças com uma das maiores  grupos de colecionadores em escala 1/6 do Brasil, o Badass World. Espero que muitos outros sites, fóruns e páginasalém de vocês que nos seguemajudem-nos a carregar essa bandeira. Compartilhem essa publicação e vamos acabar com essa “babaquice congênita” que alguns colecionadores, infelizmente, ainda possuem.

 

Leave a reply