Personagem

Castlevania: Lords of Shadow é um jogo eletrônico da série Castlevania que não possui conexão com a série original de Castlevania. Trata-se de uma versão spinf-off (um universo “alternativo” sem ligação com o universo “original”). Ele é um jogo de aventura que se passa num ambiente de fantasia na Europa mediterrânea durante a Idade Média. O jogo foi desenvolvido pela Mercury Steam e Kojima Productions, lançado pela Konami em 5 de outubro de 2010 nos EUA.

Hideo Kojima, famoso pela série de jogos Metal Gear Solid, participou da produção do título. O time de dubladores conta com o ator Patrick Stewart, que fez o papel de narrador e dublador do personagem Zobek, enquanto que Robert Carlyle dubla o personagem principal, Gabriel Belmont. Os atores Natascha McElhone Jason Isaacs também estão envolvidos na produção, dublando a esposa de Gabriel, Marie Belmont e o vilão do jogo respectivamente.

David Cox declarou que o jogo se trata de um reboot mais realístico da franquia, e que não iria fazer parte do enredo original (enfatizando que este não seria substituído de maneira alguma pelo reboot). Lords of Shadow se passa numa época dita como “Fim dos Dias“, em 1047. A aliança da Terra com os Céus foi ameaçada pela força maligna dos Lordes das Sombras (Lords of Shadow), com um feitiço obscuro agora pairando sobre a Terra e impossibilitando que as almas dos mortos descansem em paz. Com isso criaturas das trevas pairam sobre o mundo, matando homens e mulheres brutalmente.

O personagem principal, Gabriel Belmont (Robert Carlyle), é um membro da Irmandade da Luz (Brotherhood of Light), uma elite de cavaleiros que protegem e defendem os inocentes das criaturas sombrias. A esposa de Gabriel, Marie (Natascha McElhone) foi brutalmente assassinada por um destes seres, e agora sua alma não pode deixar este mundo devido ao feitiço imposto pelos Lordes das Sombras.

Marie percebe que as almas atormentadas pelo feitiço como a dela, pertencem a um jogo de grandes proporções. A trama central envolve a Máscara de Deus (God Mask), um artefato extremamente poderoso, que dizem poder ressuscitar qualquer indivíduo. Gabriel pretende derrotar as três facções dos Lordes das Sombras para então obter as peças da Máscara de Deus (fragmentada em três partes pelos Lordes), e trazer Marie de volta à vida.

Não continue lendo (“spoilers”)

Gabriel é enviado pela Irmandade da Luz para o Lago do Esquecimento (Lake of Oblivion), onde o espírito de sua falecida esposa, Marie, diz que os espíritos que fundaram a Irmandade mencionaram que o poder dos Lordes das Sombras são a chave para salvar o mundo. Um homem da irmandade chamado Zobek (Patrick Stewart) se apresenta a Gabriel, afirmando que uma profecia havia sido mantida em segredo por uma seleta parte de indivíduos. A profecia conta a história de um guerreiro de coração puro que conseguirá reivindicar os poderes dos Lordes das Sombras para si mesmo, derrotando assim o mal que corrói o mundo inteiro. Zobek diz que eles devem entrar nas terras dos Lordes das Sombra para reunir os céus novamente com o mundo dos homens, e feito isto, Gabriel poderia então trazer Marie de volta dos mortos.

Gabriel derrota os Lordes Cornell (Richard Ridings) e Carmilla (Sally Knyvette) para obter as duas primeiras partes da máscara de Deus em sua jornada, e acaba descobrindo que os mesmos eram dois dos três fundadores da Irmandade. Eles uma vez lutaram por Deus contra as forças do pai das mentirasSatã, ameaçando invadir o mundo humano. Eles se transformaram em espíritos transcendentais com o poder entregue por Deus e ascenderam aos céus, deixando para trás seus lados obscuros: Os Lordes das Sombras.

Gabriel parte para a Terra dos Necromantes para obter a última parte da máscara, mas Zobek aparece antes de Gabriel. Segurando uma outra máscara, a do Diabo, e pondo ela em seu rosto, Zobek revela ser o Lorde dos Necromantes. Orquestrando os eventos da história, Zobek teve contato com o inferno, obtendo uma força além de sua compreensão que expandiu o seu conhecimento nas artes das trevas (permitindo-lhe lançar o feitiço que separou a terra dos céus, e fazendo com que os espíritos entrassem em contato com a Irmandade). Zobek revela que ele usou a Máscara do Diabo em Gabriel para matar Marie, dizendo que tudo o que ele precisava era do Belmont para restaurar o poder dos espíritos, evitando suspeitas sobre ele.

Zobek ri triunfante, e Satanás (Jason Isaacs) aparece. Ele toma de Zobek a máscara de Deus, revelando ter sido seu mentor desde o início, dando a Zobek poder para que este pudesse ter a vingança contra Deus, voltando para os Céus vitorioso. Gabriel confronta Satanás e o derrota, liberando as almas dos falecidos presos no limbo. Gabriel então descobre que a máscara de Deus não pode trazer de volta Marie, só lhe permitindo ver a vida com os olhos de Deus. Marie diz a Gabriel que ele recebeu uma nova vida para se redimir de seus erros anteriores, e se despede dele, levando consigo a Máscara de Deus.

Em uma cena pós-créditos após o final do jogo, Zobek é visto vivo em tempos modernos. Ele descobre que Gabriel esta vivendo como um vampiro, auto proclamado Dracul (Drácula em romeno). Zobek menciona que os acólitos de Satanás estão se preparando para seu retorno, e que eles devem para-los antes que ele se vingue de ambos. Antes de Gabriel desaparecer, Zobek diz que pode libertá-lo da imortalidade caso ele o ajude. A trama continua em Lords of Shadow 2.

Reverie e Ressurrection

A história é expandida em dois pacotes de DLC intitulados: Reverie e Ressurection (que acontecem antes de Mirror of Fate e da cena pós-créditos). Reverie mostra Gabriel retornando ao castelo de Carmilla para conter um antigo mal, o monstro Forgotten One (O Esquecido), com a ajuda da irmã adotiva de Carmilla, Laura (Grace Vance), outra personagem jogável que auxilia Gabriel em algumas sequências do DLC. Antes de entrar no portal que guarda a prisão de Forgotten One, Laura diz a Gabriel não pode entrar como um mortal, pois isso o mataria. Ele teria que beber o sangue amaldiçoado da vampira para poder continuar sua jornada, transformando-se então em um vampiro.

Durante Ressurection, Forgotten One planeja destruir o mundo dos humanos, mas acaba sendo derrotado por Gabriel, que acaba absorvendo os poderes do monstro para si mesmo. Tomado pela descrença e ódio pela Irmandade da Luz, Gabriel acaba sendo corrompido pelo poder de Forgotten One, tornando-se ainda mais poderoso que este. Destruindo sua Cruz de Combate (Combat Cross), o Belmont retorna ao mundo dos homens pelo portal, iniciando assim sua vingança contra a humanidade como Dracul, Príncipe das Trevas. A trama continua em Mirror of Fate.

Fonte: Wikipedia

Acho que ouvi morcegos, é melhor nos apressarmos!

Detalhes da Peça

Embalagem: a velha e consagrada fórmula se faz mais uma vez presente. Caixa de papelão com arte (foto da estátua na parte frontal e laterais, logotipo da franquia no topo da caixa e, na parte traseira um breve resumo sobre o personagem) e, em seu interior, isopor protegendo a peça que vem embalada por pequenos sacos plásticos. Atenção aos detalhes do isopor que protege a peça, que possui o relevo do trono. Ponto para a First 4 Figures!

Escultura: confesso que estava um pouco receoso por ser a minha primeira peça da First 4 Figures. Mas esse temor foi embora mais rápido que vampiro quando a luz do Sol! O trabalho de escultura realizado pelo artista Goran Sadojevich é primoroso, rico em detalhes e consegue trazer a vida todo o tédio de um ser que possui a eternidade a seu dispor, mas que sofre com o paradoxo de “não poder morrer e tão pouco, viver“. A quantidade impressionante de nuances que passam pelo chão do castelo cheio de pequenos fragmentos, a maneira como o trono foi esculpido, repleto de adornos e a fidelidade com que reproduz as partes em madeira, bem como o excelente caimento das vestes, tudo isso faz com que essa seja uma peça essencial aos fãs da franquia.

Pintura: muitas peças que possuem uma excelente escultura acabam perdendo seu brilho por uma pintura mal executada. Não é o que acontece aqui. Com um escolha de tons primorosa, as cores fazem jus ao retrato do personagem, Com muito ouro em seu trono, tom de pele adequado ao de um morto-vivo – presença de pequenas veias em suas mãossombreamento do cabelo, e outros tantos detalhes que completam a personificação de Drácula, tal como vimos em Lords of Shadow.

Articulações: A figura não possui articulações.

Acessórios: a figura regular não possui acessórios, no entanto, a versão exclusiva acompanha uma taça de sangue, que nos remonta a uma clássica referência ao diálogo entre Drácula e Richter Belmont no famoso jogo da franquia, Symphony of the Night (lançado para Playstation em 1.997, completando seu vigésimo aniversário nesse ano). Os detalhes de escultura e pintura impressionam.

Roupa/Vestimenta: com alta fidelidade as vestes do personagem no jogo, a First 4 Figures conseguiu reproduzir com exatidão a complexidade dos trajes de Drácula e, ainda assim, dar um caimento realista aos mesmos. O brasão, o cinturão, os padrões bizantinos no sobretudo, tudo está ali, delicada e perfeitamente reproduzido.

Ano de Lançamento e Fabricante: 2.015, First 4 Figures.

Quantidade de peças produzidas: a tiragem produzida é de 750 peças (versão regular) e 425 peças (versão exclusiva, a qual acompanha uma segunda mão, com a taça de sangue). Vale informar que a fabricante encaminha junto de cada peça, um cartão com um código que serve para você registrar sua figura e, em caso de lançamentos futuros dentro de uma mesma franquia, manter seu número de série, ou seja, no meu caso a peça é a de número #158, se vier a adquirir um outro personagem, receberei a estátua com o mesmo número # 158.

Dimensões: 54,00 cm (H) x 20,00 cm (D) x 20,00 c, (P); 4,00 Kg.

Escala: 1/6.

Valor: o valor da peça em seu lançamento era de USD 284,99 (versão regular) ou USD 299,99 (versão exclusiva).

Video Review

Considerações Finais

Sou suspeito quando o assunto é Castlevania. Viciado na série desde 1.989, joguei cada um dos títulos a exaustão. Fiquei muito puto da vida quando a Konami anunciou o spin-off que, em tese, poderia ser um reboot da série. Com a ausência dos temas clássicos, só torci ainda mais o nariz. Resolvi dar uma chance e comecei a jogar. Queimei a língua. Respeitando diversos aspectos da mitologia da série e amarrando muitas pontas soltas, a franquia Lords of Shadow vale muito a pena, trazendo, além de ótimos dubladores, uma modernização a série. E todos esses aspectos apresentados no jogo, foram reproduzidos com maestria pela First 4 Figures, fazendo dessa uma figura mais do que obrigatória para qualquer da franquia. No entanto, como sou chato e nem tudo são rosas, fica aqui minha ressalva quanto a escala adotada, que poderia ter sido 1/4 – a escala da peça é 1/6 –  e teria se tornado, instantaneamente, um grail para os colecionadores.

Galeria de Imagens

 

 

Leave a reply