Baronesa | Premium Format – Sideshow Collectibles [Review]

Personagem

A Baronesa (Baroness no original em inglês) é uma personagem criada para a linha de brinquedos da Hasbro, Comandos em Ação: O Verdadeiro Herói Americano (G.I. Joe: A Real American Hero). Sua primeira aparição se deu em uma história em quadrinhos em Junho de 1982, na primeira edição da revistaG.I. Joe: A Real American Hero” publicada pela Marvel Comics. A Baronesa é uma vilã geralmente associada aos inimigos dos G.I.Joe, os Cobra. A Baronesa serve como Oficial de Inteligência dos Cobra e Tenente do Comandante Cobra. Com longos cabelos negros, óculos de armação negra e uma vestimenta de couro negra, uma mulher sombria, uma sensualfemme fatale” cuja beleza só encontra páreo em sua crueldade. Em ambas as suas aparições nos quadrinhos e na série animada, bem como no filme baseado na série lançado em 2009, ela mantêm um relacionamentoromântico” com Destro.

Apesar da personagem não ter sido inicialmente considerada parte do lançamento dos Comandos em Ação: O Verdadeiro Herói Americano (G.I. Joe: A Real American Hero) em 1982, ela apareceu na revista G.I.Joe # 1, publicada pela Marvel Comics em Junho de 1982 ela foi, de fato, a primeira personagem a fazer esse “crossover” dos quadrinhos para a série animada e, posteriormente, para a linha de brinquedos. Ela fez sua estréia como uma figura de ação na linha de bonecos lançada em 1984, vestindo um novo uniforme o qual também passou a ser adotado nos quadrinhos e na série animada.

Indo pouco mais a fundo na personagem (acalmem-se) e sua história… Uma mimada cria da aristocracia européia, Anastasia Cisarovna primeiramente se envolveu com radicalismo estudantil, interessando-se logo após por grupos marginais extremistas, finalmente graduando-se em terrorismo internacional. Acredita-se que a mesma tenha sido treinada como espiã e sabotadora por uma agência de inteligência do extinto Pacto de Varsóvia. Sendo oficialmente a líder das Operações de Inteligência dos Cobra, a Baronesa é uma especialista em criptografia, guerra psicológica e irritantes de pele bioquímicos. Ela também é a única pessoa que possui velhos vínculos e extrema lealdade a Destro, sendo também a única a conhecer sua identidade secreta. A Baronesa passou por intensas cirurgias plásticas após sofrer severas queimaduras durante uma operação de ataque noturno realizada pelos Cobra. A personagem é cheia de contradições: cínica porém romântica, calculista e inocente, direta e propensa a ficar postergando assuntos. Especialista  em armas como M-16, AK-47, RPG7 e Uzi, também sendo apta a pilotar tanques de guerra e helicópteros.

Que mulher…

Detalhes da Peça

Embalagem: Mais um review de uma peça da Sideshow Collectibles, mais uma vez serei redundante e não fugirei a regra, sendo a embalgem composta por uma caixa de papelão, com arte temática de acordo com o personagem (nesse caso, temos fotos reais da peça, invadindo uma das laterais e a parte frontal, além do logotipo estilizado dos Cobra). As peças vêm todas protegidas individualmente  em pequenos sacos plásticos, depois todas as partes são encaixadas no isopor, propiciando a proteção adequada para o material da estátua (resina cold-cast). Interessante comentar que, nos últimos lançamentos a Sideshow Collectibles vem tentando reduzir ao máximo o tamanho das suas embalagens (talvez para facilitar a vida de colecionadores que guardam as embalagens) e, aqui temos um bom exemplo de utilização de espaço, onde existe uma espécie de “sanduiche” de isopor, na parte inferior estão as partes que formam o corpo e na superior, a base e o manual de montagem que acompanham a personagem.

Escultura: A escultura desta Premium Format (estátua em “mixed media“, ou seja, que combina elementos como resina, tecido e metais) foi muito bem executada (embora maior parte dela esteja coberta pelo uniforme). A escultura é composta de quatro (4) partes, sendo os dois (2) braços (um deles empunhando a metralhadora), um (1) corpo (inclusive com a cabeça fixa) e uma (1) base (no formato do brasão dos Cobra).  O rosto está muito delicado, com traços suaves, mas, em minha opinião, o ponto alto fica por conta das partes esculpidas das botas que possuem enorme realismo e simulam com perfeição placas de metal.

Pintura: As peças da Sideshow Collectibles, seja as Comiquettes ou Premium Formats, sempre são pintadas a mão e o padrão de qualidade foi mantido – e sejamos sincerosnão tinha como errar… a figura tem mais de 90% do seu corpo coberto pelo uniforme em tecido, bastava que prestassem o mínimo de atenção ao rosto e a algumas partes como os protetores do peito e botas, que o serviço ficaria impecável, e foi o que aconteceu.

Articulações: Não possui.

Acessórios: A figura acompanha  como acessórios o coldre e uma pequena bolsa que vai presa a sua cintura.

Roupa/Vestimenta:  Essa sem dúvida é a melhor parte dessa figura. Seja nos detalhes da costura do tecido de um uniforme extremamente sensual e colado ao corpo (e curvas) da personagem, seja nas partes que simulam metal e protegem o peito da personagem. As botas da personagem são um show a parte. Os detalhes estão por toda parte, trazendo um delicioso contraste entre todo o poderbélico” da personagem e altos toques de feminilidade no melhor estilodominatrix“. Para ser extremamente sincero com vocês, a única coisa que odiei mortalmente foram os óculos da personagem (poxa, um mulherão desses e parece que está usando os óculos do Harry Potter! Seria muito melhor se a Sideshow tivesse pegado emprestado os óculos da Bayonetta… pode ir lá no Google, mão peluda

Ano de Lançamento e Fabricante: 2012, Sideshow Collectibles.

Quantidade de peças produzidas: 750 (versão exclusive, a qual acompanha segundo braço com MAC-10) e 1500 (versão regular).

Dimensões: 57,15 cm (H) x 27,94 cm (P) x 22,86 cm (D); 3,18 Kg.

Escala: 1/4.

Valor: na data de lançamento o valor da peça era de USD 349,99, porém, atualmente você consegue encontrar a mesma entre USD 399,00 e USD 900,00.

Onde Comprar: a figura utilizada nesse review foi adquirida em nossa loja parceira, a Toyshop Brasil.

Considerações Finais

Confesso que no começo (quando anunciaram a peça) fiquei um pouco tentado a comprar a mesma para fazerpar” com a estátua 1/4 da Bayonetta a qual possuo e fazer uma “dupla de sexy nerds“… mas a vontade logo passouTirando os anos da minha infância nos quais tinha as figuras dos Comandos em Ação lançadas pela Estrela aqui no Brasil, nada conhecia da personagem e nunca fui profundo conhecedor e adorador dessa franquia. Infelizmente (ou felizmente) fui buscar outras Premium Formats para minha coleção e, por curiosidade, pedi pra dar uma olhada na peça e… foi amor a primeira vista! A figura  é linda, sexy, muito bem executada e mandatória para qualquer fã dos G.I.JOE ou dos Cobra!

Galeria de Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.