E eis que em um Domingo chuvoso e frio pra cacete15 graus com sensação térmica de 10 graus –  em Sampa, a ToyReview foi convidada a prestigiar o evento Anime Friends 2014!

Para os desavisados, é importante falar um pouco mais sobre o escopo do evento:

 Anime Friends é um dos maiores eventos do Brasil direcionado a animes, mangás e cultura japonesa em geral. Teve sua 1ª edição em julho de 2003 e conta hoje com um público superior a 120 mil pessoas todo mês de julho, atraindo caravanas de fãs de todo lugar do país e algumas caravanas de países da América Latina. O evento trás uma série de atrações para entreter todo tipo de público: Animekê, Concurso Cosplay, Press Start, e a cada ano, uma novidade em termos de atração, como em 2009, com o salão Soho cortando cabelos nos mais variados estilos. O AnimeFriends também é muito conhecido pelos shows internacionais, tendo trazido várias vezes Hironobu Kageyama, Masaaki Endoh, e outros cantores de anisongs e tokusongs de nome. O evento também conta com diversas salas de grupos de fãs, workshops e cursos, e ainda com stands e lojas de produtos específicos relacionados a anime, manga e cultura japonesa.

 

Então, vamos ao que interessa

O Cenário

O local escolhido para a realização do evento foi o Campo de Marte na Zona Norte de São Paulo, muito espaço para os diversos visitantes interagirem além de grandes tendas onde as principais atrações rolaram. Além de diversos estandes e exposições temáticas, três locais foram os mais concorridos: Arena Friends (com a apresentação de diversas bandas, DJs e concurso de Cosplays); Palco Coskê (um neologismo entre as palavras Cosplay e Karaokê – onde tivemos apresentações de stand-up, dança, concursos de Karaokê e Cosplay e uma série de palestras sobre Cosplay, Moda e até mesmo do pessoal do Mundo Canibal) e, por fim, o Auditório Comic Fair, onde pudemos ver diversas palestras com RPGistas, dubladores, editoras e afins.

 

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (3)
AnimeFriends_2014_ToyReview.com (1)
AnimeFriends_2014_ToyReview.com (5)
AnimeFriends_2014_ToyReview.com (2)

 

Otakus

 

Otakus, otakus por todos os lados! Os fãs de anime e mangá lotaram o local, afinal, eles são a razão por trás da origem desse evento. Apesar do frio congelante, centenas de cosplayers não foram intimidados/as e desfilavam com suas fantasias  uns com mais e outras com menos roupa, se é que me entendemfazendo a alegria do público adolescente. O nível das fantasias estava excelente – embora não possa dizer o mesmo de certos fãs que se aventuraram na cantoria.

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (11)

Será que essas beldades não sentem frio?!

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (14) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (71) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (78) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (89) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (97) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (98) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (110) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (114)

 

Trekkers e Jedis

E como não poderia faltar em um evento Nerd/Geek, fãs de Jornada nas Estrelas (Star Trek) e Guerra nas Estrelas (Star Wars) marcaram presença, mostrando que é possível a coexistência pacífica entre seres tão distintos. O Conselho Jedi de São Paulo preparou uma área bem interessante com diversos itens relacionados a Guerra nas Estrelas. Vida longa e próspera aos nossos amigos da exposição de itens da série Jornada nas Estrelas. 

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (28)AnimeFriends_2014_ToyReview.com (27)

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (47)

Esse Chewbacca está tão gordo quanto o dono da ToyReview!

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (53)

As meninas do fã clube de Star Trek (www.startrekkers.com.br)

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (55)

Vida longa e próspera ao pessoal do Star Trekkers!

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (51)

Playmobil e Lego

havíamos feito uma postagem  (aqui) comentando sobre a área do evento a qual seria dedicada a uma exibição de itens de Playmobil, comemorando os 40 anos do lançamento da linha de brinquedos e passamos lá para conferir a exposição que nos foi brindada pelo pessoal do fórum Play”Brasil”mobil. Excepcional trabalho, contando com caixas originais, raridades e um espaço que possibilitava aos visitantes brincar com os “bonequinhos”, permitindo a interação de muitos visitantes e seus filhos – achei uma puta iniciativa para integrar os “jovens futuros nerds” a esse tipo de evento. Além dos nossos amigos do Playmobil, marcou presença na feira uma outra exibição, desta vez, de itens de Lego, com direito até a miniaturas do MASP, Estrela da Morte e afins 

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (59) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (60) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (62) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (64) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (66) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (72) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (73) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (74)

RPG e Games

Tanto os RPGs de tabuleiro quanto as suas versões online tiveram presença no evento – inclusive com uma pequena mostra de itens como o saudosoHero Quest” – tivemos as tradicionais mesas de RPG, cardgames, tinha para todos os gostos. Ahhh vale a pena mencionar sobre os tradicionais jogos de tabuleiros, representados pela Grow. Os principais representantes do movimento RPG no BrasilDevir e EIRPG– também estavam por . E para os fãs de Games mais “tradicionais”, campeonatos acirrados de Super Smash Bros, Street Fighter IV e outros games esquentaram a tarde de quem frequentou os pavilhões da feira. 

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (22) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (21) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (24)AnimeFriends_2014_ToyReview.com (9)

Editoras

Fanzines independentes, escritores independentes, e grandes editoras como Panini e Draco (uma das mais promissorasgrandes pequenaseditoras de literatura fantástica brasileira) deixaram sua marca por – inclusive com a excelente palestra do escritor Eduardo Kasse (autor de Cães Mortos Não Uivam para a Lua, Deuses Esquecidos, Parede de Escudos, entre outros, todos editados pela Dracoconfira o site deles aqui). Ou seja, o evento também mostrou-se como uma excelente vitrine para o mercado editorial efervescente no país – para novatos e veteranos. 

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (18)

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (7)

Escritores independentes lançando seus livros!

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (168)

Estande da Editora Draco!

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (173)

Rodolfo Canato (ToyReview) e Erick Santos Cardoso (Editora Draco)

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (175) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (177)

Cereja do Bolo

Em Julho de 2010, dentro do AnimeFriends ocorreu a 1ª São Paulo Comic Fair, um evento de histórias em quadrinhos que abriga outros gêneros além do tradicional mangá. Nesta edição de 2014, ninguém menos do que Chris Claremont encerrou com chave de ouro o evento no início da noite de Domingo, esbanjando simpatia, bom humor e compartilhando suas experiências sobre o mercado editorial Norte Americano, bem como suas inspirações para a criação de personagens femininas extremamente fortes. Muito atencioso, Claremont respondeu aos questionamentos dos fãs após palestrar por cerca de uma hora e meia (além de ter participado de uma exaustiva sessão de autógrafos no dia anterior). Claremont nos brindou com sua imitação de Stan Lee (“Hello Believer!”) e uma vasta gama de títulosB” os quais escreveu no começo de sua carreira – de Tumba de Drácula ao Ataque dos Zumbisninguém menos que Daniel HDR (ilustrador de títulos como Superman da DC Comics) foi o interlocutor entre Claremont e a platéia que lotava o auditório. Para um da Marvel e, em especial dos X-Men, nada mais sensacional do que ver um dos roteiristas mais importantes do universo mutante falar sobre suas “crias”. E pensar que depois da palestra, ainda rolou um show com o intérprete original das músicas dos Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya – em especial da música tema, Pegasus Fantasy), Nobuo Yamada. 

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (127)

Daniel HDR, Chris Claremont e o intérprete cover do PC Siqueira

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (141)

Chris Claremont, cansado de tantas perguntas!

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (165)

Chris Claremont para Presidente do Brasil em 2014! ToyReview apoia!

AnimeFriends_2014_ToyReview.com (131)AnimeFriends_2014_ToyReview.com (144) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (145) AnimeFriends_2014_ToyReview.com (147)

C’est fini

A interação entre diversas tribos e um line-up que contou com nomes como AlmahAyumi MiyazakiCassius MedauarChris ClaremontDaniel HDRMarcelo Del Greco, Provollonecast, Reika (cosplayer), Takayoshi TanimotoKoji Wada, Back-OnFlow, Motsu x DJ KAYANoturnallOreskabandVitor e Lu CafaggiYou Kikkawa entre muitos outros firmaram este como um evento de grande porte, que vem melhorando a cada edição. Que venha o AnimeFriends 2015! Fica aqui nosso especial agradecimento ao convite feito por Gregore Candalez da FD Comunicação para prestigiar o evento!

Galeria de Imagens

 

 

Leave a reply